São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo analisa o estresse nos HIV positivos

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo quando melhoram sua qualidade de vida, os portadores do vírus HIV que ainda não apresentaram os sintomas de Aids têm uma alta incidência de estresse.
A constatação foi feita pela psicóloga Maria do Sacramento Loureiro Tanganelli, que, em seu trabalho de mestrado na PUC de Campinas, desenvolveu questionários sobre estresse e qualidade de vida para os HIV positivos.
Os fatores mais estressantes, segundo a pesquisadora, são, pela ordem, as perdas decorrentes da situação de ser portador do vírus, o preconceito e o medo do que ocorrerá quando a doença se manifestar. O medo da morte e os pensamentos de suicídio são mais presentes em portadores recentes do HIV do que nos que já sabem há mais tempo que têm o vírus.
O grupo pesquisado se reúne em Campinas e tem como princípios tomar o mínimo de medicamentos possível e melhorar sua qualidade de vida. Para isso, semanalmente convidam especialistas de diversas áreas para orientá-los sobre alimentação, cuidados com a saúde, exercícios, relaxamento e etc.
"Todos dizem que a qualidade de vida é melhor do que antes de se contaminar", diz Tanganelli. "Não fumam, não bebem e evitam a recontaminação usando camisinha nas relações." Mesmo assim, persiste o estresse -"reação a estímulos que amedrontem, excitem ou mesmo façam a pessoa feliz".
(FR)

Texto Anterior: USP faz debate sobre autonomia
Próximo Texto: Médicos do PAS querem processar CRM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.