São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido comemora centenário em 96

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Enquanto o mundo comemorou os cem anos de cinema em 1995, no Reino Unido o centenário será celebrado em 1996.
Os britânicos reconhecem a data de 28 de dezembro de 1895 como um marco na história do cinema. Neste dia, os irmãos Lumière realizaram a primeira exibição de filmes aberta ao público pagante, no Grand Café, em Paris.
No Reino Unido, entretanto, o primeiro show cinematográfico, utilizando o cinematógrafo dos irmãos Lumière, aconteceu em 7 de março de 1896 no teatro de variedades The Empire, em Leicester Square, no centro de Londres.
Em 7 de março próximo, no mesmo local -hoje cinema Empire- haverá uma recriação da exibição de cem anos atrás.
O evento será organizado pela empresa Cinema 100, companhia independente fundada pela indústria cinematográfica britânica para organizar parte das comemorações do centenário, ao lado do Instituto do Filme Britânico.
Uma série de outros eventos acontecerá durante o ano. Entre os mais interessantes está a exposição "Fascínio: Arte e Filme", entre 22 de fevereiro e 6 de maio, na galeria Hayward.
Dez artistas e cineastas foram convidados a desenvolver trabalhos. O diretor Peter Greenaway montará uma instalação com frutas, comidas, jornais. Atores farão representações ao vivo e o cenário mudará a cada dia.
Ridley Scott mostrará desenhos, fotos e partes do roteiro original do filme "Blade Runner". Também haverá uma exibição em câmera lenta do filme "Psicose", de Alfred Hitchcock, com duração de 24 horas. O National Film Theatre exibirá cerca de 600 filmes, muitos deles inéditos, realizados antes de 1901 em diversos países.
O ciclo, apelidado de Cinema da Era Vitoriana (em referência ao reinado da rainha Vitória), acontecerá sempre às quartas-feiras, às 18h15, durante oito semanas, a partir de 7 de fevereiro.
Também no South Bank, o Museu da Imagem em Movimento inaugura em 19 de janeiro a exposição "Ainda em Movimento Após Cem Anos", que recupera a história do cinema britânico desde seu começo.
A partir de 8 de março, no mesmo museu, haverá duas outras exibições. "Picturegoer" propõe-se a mostrar como o cinema influenciou o século 20, em termos de comportamento, moda, música etc. "Percurso Cinema 100" pretende fornecer informações sobre cinema por intermédio de sete estações de multimídia instaladas em diferentes locais do museu.
Em 19 de março, o Museu de Londres abre a mostra "Londres no Cinema", que expõe a interação da cidade, como cenário ou centro produtor, e do cinema.
Finalmente, o dia 2 de junho de 1996 foi escolhido como o Dia Nacional dos Cem Anos de Cinema. Nesta data, em qualquer sala de exibição do país, os ingressos custarão apenas US$ 1,6.

Texto Anterior: Não se deixe levar pelas aparências
Próximo Texto: Avancini quer criar oficina de roteiristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.