São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST forma os primeiros técnicos para trabalhar em assentamentos

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Os primeiros 35 técnicos em administração de cooperativas formados pelo Iterra (Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária), ligado ao MST, receberão seus diplomas na próxima semana. Eles vão trabalhar em assentamentos, administrando a produção.
O Iterra é ligado diretamente à Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil, braço do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que cuida da produção nos assentamentos rurais.
O curso do Iterra para a formação de técnicos em administração de cooperativas, com duração de dois anos e meio, é de nível médio e funciona no seminário da Congregação dos Capuchinhos, em Veranópolis (165 km ao norte de Porto Alegre-RS). O curso corresponde ao 2º grau.
Segundo a coordenadora pedagógica do Iterra, Senira Beledelli, o curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação gaúcho e tem validade nos outros Estados.
Os formandos, na maioria filhos de trabalhadores rurais assentados, são originários do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Nos dois anos e meio de curso, os alunos alternam aulas e trabalhos em assentamentos.

Texto Anterior: Sem-terra reocupam área em SP e abatem gado durante protesto
Próximo Texto: FHC susta indicação de embaixador no México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.