São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura drag queen ganha primeira bíblia

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

A cultura drag já tem sua primeira bíblia. "Drag Diaries", recém-lançado nos EUA, apresenta o mais completo compêndio sobre filmes, livros e personagens do universo dos animados rapazes vestidos de mulher.
Tudo o que tem drag está lá. E nunca é tarde para aprender mais algumas coisinhas, já que a atual novela das oito da Globo bombardeia o público com sua confusa e conflituosa drag queen, Sarita, e o Rio de Janeiro se prepara para receber, em fevereiro, a mais proeminente expressão do gênero, a norte-americana RuPaul, que se apresenta dia 17 de fevereiro na Fundição Progresso.
E enquanto o Carnaval não chega, a gravadora BMG festeja o primeiro lançamento drag do mercado brasileiro, Andréia Gasparetty (leia texto abaixo).
E tome drag. "Drag Diaries", dos jornalistas Jonathan David, Nan Richardson e coordenação fotográfica de Catherine Chermayeff, tem projeto gráfico moderno, bem-humorado e colorido -como convém.
Começa com um oportuno histórico do cross-dressing (vestir-se com roupas do sexo oposto) e termina com completas bibliografia e filmografia, mais um calendário internacional de eventos (o Carnaval carioca de fora).
Mas a melhor parte são as entrevistas com os principais performers da cena drag, fundamentais para entender o funcionamento desta engrenagem, na cultura pop. Através delas pode-se conhecer a história de top-drags como Lypsinka, Joey Arias, Lady Bunny (a organizadora do festival Wigstock, de NY), Quentin Crisp (a rainha de "Orlando") e até Holly Woodlawn, que inspirou Lou Reed em "Walk on the Wild Side". Ainda, as diferenças de atuação entre eles -a cultura drag vai além da simples gritaria em clubes e boates.
Didático, "Drag Diaries" oferece um miniguia para o shopping básico de qualquer drag -rímel, touca para peruca, sapatos plataforma... E ainda traz meigas fotos das fofas ainda crianças.

DRAG DIARIES - Chronicle Books, San Francisco, 127 páginas. Onde encomendar o livro em São Paulo: livraria Freebook - tel. 231-2698; livraria Cultura - tel. 285-4033.

Texto Anterior: Exposição de Leonilson é prorrogada até março
Próximo Texto: Drag brasileira lança disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.