São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Puxar trenós é a diversão dos cães canadenses

SUZANA SINGER
DA ENVIADA ESPECIAL AO CANADÁ

Um dos passeios mais exóticos oferecidos nas estações da costa oeste é o "sled dog tours": passeios feitos em trenós puxados por cachorros.
São seis huskies siberianos atrelados a um carrinho, que leva até três passageiros em tours que podem durar de uma hora a um dia. Os preços começam em US$ 25 e chegam a US$ 120.
Os guias deixam os turistas dirigir o trenó e, se o passeio for longo, levam o grupo para conhecer lagos congelados ou atividades típicas do frio: pesca de trutas no gelo e construção de iglus.
Os cães são machos e fêmeas, mansos, treinados desde filhotes, que parecem se divertir muito com o "serviço". Todos têm nome e "personalidades", segundo a treinadora Connie Arsenault, que trabalha em Kananaskis Country, cidade a 90 km de Calgary.
Entre os cachorros de Connie, por exemplo, Tom Cruise é o mais sociável, faz festa para os turistas e deixa qualquer um colocá-lo na coleira. Já Niccky, a mais bonita do grupo, é tímida e odeia Tom Cruise.
Connie explica que os huskies comprados dos esquimós são mais bonitos, com pêlos longos, mas difíceis de sociabilizar.
Vendo-os em ação, rolando na neve assim que são libertados da caminhonete, enquanto os passageiros congelam de frio, conclui-se que a sociedade protetora dos animais deveria proibir a criação de cachorros como esses em climas quentes como o nosso -e, principalmente, em apartamentos.

Texto Anterior: Esqui e snowboard dividem Whistler
Próximo Texto: CUIDADOS ESPECIAIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.