São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dengue triplica em Presidente Prudente

DA AGÊNCIA FOLHA; DAS REGIONAIS

O número de casos de dengue na região de Presidente Prudente (558 km de SP) triplicou. A Vigilância Epidemiológica registrou, do começo de dezembro até ontem, 285 casos, contra 92 registrados no mesmo período de 94 a 95.
O índice de infestação aumenta com a chuva, pois a água fica armazenada em recipientes como latas, garrafas e pneus velhos, os quais se tornam por sua vez criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Segundo Susy Mary Sampaio, da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), o crescimento dos casos de dengue este ano pode ser explicado pelo número de casos "importados", principalmente do Mato Grosso, que faz divisa com cidades da região.
A maioria dos casos está sendo registrada em Panorama, onde há uma epidemia da doença. Desde o começo de dezembro, 269 pessoas foram contaminadas.
Segundo Susy Mary, os casos de dengue trazem como sintomas febre, dor nos olhos e articulações, náuseas, vômitos, perda do apetite e manchas no corpo.
Na região de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de SP) também há uma epidemia da doença, segundo a Sucen. Desde o mês passado, já foram confirmados 36 casos da doença, em sete cidades.
Segundo o pesquisador científico da Sucen Rubens Pinto Cardoso Júnior, 40, os nove casos confirmados da doença em Rio Preto desde o mês passado também já podem ser considerados uma epidemia. "Com as chuvas, o número de casos tende a aumentar, por causa da proliferação do número de criadouros do Aedes aegypti."
O índice mede a infestação do mosquito Aedes aegypti. A porcentagem é resultado de cálculo da quantidade de larvas do mosquito encontrada em uma área.
No setor que abrange parte do Parque Industrial e o Distrito Industrial, por exemplo, o índice medido pela Sucen chega a 10,5%. Em junho, no período de seca, o índice no mesmo local era de 2%.

Texto Anterior: Leptospirose pode ter feito a primeira vítima em SP
Próximo Texto: Consulado dos EUA volta a distribuir senha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.