São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil terá 'overdose' de canhotos

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Com cinco jogadores canhotos, a seleção brasileira pré-olímpica de futebol estréia hoje na Copa Ouro, às 23h (horário de Brasília), contra o Canadá. O jogo será no Memorial Coliseum, em Los Angeles, Califórnia (EUA).
O técnico Mario Jorge Zagallo, ponta-esquerda da seleção nas Copas de 58 e 62, montou uma equipe baseada em jogadores canhotos.
O jogador encarregado de ligar o meio-de-campo ao ataque é o canhoto Souza, que, na Copa Ouro, substitui o destro Juninho.
O segundo meia canhoto é Arílson. No ataque, enquanto o destro Caio fica mais parado, a criação das jogadas concentra-se no canhoto Sávio.
Até o goleiro, Dida, é canhoto. Os jogadores que chutam de esquerda só não são maioria porque o meia defensivo Zé Elias foi substituído por Flávio Conceição.
Zagallo apoia-se na história para sustentar que a seleção é bem sucedida quando joga com canhotos.
"Antes da Copa de 70, diziam que não dava certo atacar com três canhotos (Rivelino, Gérson e Tostão). Fomos tricampeões mostrando o contrário."
Apesar disso, o técnico pediu à equipe para equilibrar os ataques pelos dois lados.
A maior preocupação de Zagallo antes da estréia foi com a violência do coletivo, anteontem.
Previsto para durar 50 minutos, Zagallo encerrou-o aos 48min. Dois minutos antes, Flávio Conceição deu uma entrada duríssima na canela de Zé Roberto.
Antes, Beto acertara André Luís por trás e Zé Elias mostrou a virulência habitual. "Era a hora de parar", afirmou o treinador.
"Aqui, é cobra querendo comer cobra", disse Zé Roberto.

NA TV
Globo, ao vivo, às 23h

Texto Anterior: É lançado logotipo da campanha Rio-2004; O NÚMERO; Sócrates vai treinar clube equatoriano; Havelange intervém no boicote nigeriano; Cruzeiro faz oferta para ter Bentinho; Katayama corre pela equipe Tyrrell em 96
Próximo Texto: Souza tenta 'equilibrar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.