São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hashimoto assume governo japonês e indica 12 do PLD ao gabinete

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Parlamento japonês escolheu ontem, por 288 votos a 167, Ryutaro Hashimoto, 58, como o novo primeiro-ministro do país.
Logo após sua eleição, Hashimoto nomeou um novo gabinete, dando 12 cargos ao seu partido (Liberal Democrata), 6 aos socialistas e 2 aos membros do partido Sakigake.
Hashimoto assume após a renúncia do socialista Tomiichi Murayama, na sexta-feira passada. O próprio Murayama indicou-o.
No novo governo, Wataru Kubo, 66, secretário-geral do Partido Socialista, acumulou os cargos de vice-premiê e de ministro das Finanças.
Kubo terá de defender um plano do governo de usar dinheiro público para ajudar empresas de financiamento imobiliário no país.
Os outros cargos principais ficaram com o PLD, de centro-direita. O secretário-geral do PLD, Koichi Kato, disse que não devem ser convocadas novas eleições até setembro.
Hashimoto se torna o primeiro premiê do PLD desde julho de 1993, quando os socialistas assumiram o cargo depois de 38 anos de governo liberal-democrata.
A nomeação de Hashimoto foi elogiada na Ásia. "Ele é um antigo amigo, com quem nós temos tido contato por muitos anos", dizia comunicado da China.
"Hashimoto valoriza o interesse nacional, o que é uma qualidade como político. Ele sabe que boas relações com as nações vizinhas são interesse do Japão", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul.

Texto Anterior: EUA esperam hoje nova tempestade
Próximo Texto: Peru condena ativista americana; Morre o maior falsário do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.