São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo reconhece que servidor tem data-base

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, confirmou ontem que o funcionalismo federal tem data-base em janeiro, estabelecida pela lei 7.706/88, mas disse que o governo não se sente obrigado a pagar reajuste nesse mês.
O ministro-chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, negou no dia 9 a existência desse dispositivo legal.
As próprias entidades que representam os servidores desconheciam a previsão do dissídio na legislação. A lei foi revelada pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).
"É verdade que a lei 7.706 mantém a idéia da data-base em janeiro, mas isso não implica a obrigatoriedade de uma revisão salarial, porque as discussões têm que levar em conta, também, as condições econômico-financeiras do Tesouro", disse o porta-voz.
Amaral disse que Carvalho baseou-se na lei 8.880 (que criou o Real) quando disse que o pagamento de reajuste em janeiro é só uma tradição. O ministro é responsável pela coordenação dos estudos do governo nessa área.
Segundo o porta-voz, a lei 8.880 previu reajuste salariais dos servidores em janeiro de 95 e não fez referência a revisões nos anos seguintes.
Amaral disse não haver prazo para anúncio da decisão sobre a concessão ou não de reajuste.

Texto Anterior: Justiça impede pagamento de cachês no Rio
Próximo Texto: Ano é o das reformas, diz Motta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.