São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Unicamp faz nova 1ª fase amanhã

Alunos ausentes à primeira prova podem fazer a segunda

DA REPORTAGEM LOCAL

Os candidatos que perderam a primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) terão nova chance amanhã, quando a universidade realiza novo exame.
O exame inicial, no dia 26 de novembro, foi anulado devido a suspeita de fraude.
Constatou-se coincidência entre o tema de redação C e uma apostila do colégio Integral de Campinas (99 km a noroeste de São Paulo).
O tema C tinha como subsídio uma entrevista da revista "Veja" com o biólogo Stephen J. Gould, de setembro de 1993. Parte do mesmo trecho aparecia na apostila.
A apostila teria sido elaborada pelos professores Maria Luiza Abaurre e Francisco Antônio Furlan, que também fazem parte da Coordenação Acadêmica e de Pesquisa do vestibular da Unicamp.
Uma sindicância concluiu que não houve fraude, mas os dois professores foram demitidos. Maria Luiza não teria sabido explicar a coincidência.
A funcionária Adriana Quartarola foi afastada porque seria ligada a cursos pré-vestibulares.
A estudante Soraia Namora, 17, candidata ao curso de química, não gostou da idéia de fazer uma nova prova. "Acho um absurdo. Já que não houve fraude, eles deveriam considerar o exame original", disse Soraia.
Segundo o coordenador do exame, Jocimar Archangelo, as provas anuladas foram corrigidas e entregues à comissão que investigava a suposta fraude.
Segundo Archangelo, não há possibilidade de a nota da primeira prova ser considerada.
Archangelo recomenda que os alunos visitem hoje seus locais de exame, que não são necessariamente os mesmos em que fizeram a primeira prova.
A prova é composta de 12 questões dissertativas de matemática, física, biologia, química, história e geografia, além da redação.

Próximo Texto: Escolas ainda aceitam inscrições em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.