São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
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Preços da batata caem 17% na semana

DA REDAÇÃO; DA REPORTAGEM LOCAL

Após forte alta, devido às chuvas, alguns produtos do setor de "in natura"' começam a recuar de preços em São Paulo. Uma dessas quedas é a do tomate, que ficou 5% mais barato para os paulistanos nos supermercados nesta semana, conforme pesquisa de preços do Datafolha.
Outro item que está mais barato para os consumidores é a batata. Negociada a R$ 0,57 o quilo, custa 17,4% menos que na semana anterior. Alguns itens, mais sensíveis às chuvas, no entanto, continuam com alta de preços. Como é o caso do alface (mais 67%).
O aumento da alface no varejo reflete reajuste de preços no atacado, onde a evolução foi de 151%, conforme cotação da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp).
O maior aumento na Ceagesp na semana ficou para o chuchu (mais 227%), enquanto as principais baixas no atacado ficaram para batata (32,5%) e cenoura (23,4%).
Industrializados
No atacado de produtos industrializados, os preços estão se mantendo nos últimos meses, segundo Paulo Sidney Cota, chefe do Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela coleta das cotações usadas em todos os índices de preços.
Segundo Cota, o que está puxando para cima o índice do atacado é o preço do produto agrícola.
Luiz Antonio Tonin, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas (Abad), confirma o bom comportamento dos preços dos produtos industrializados.
Segundo ele, a concorrência entre as empresas do setor é muito acirrada e não permite aumento de preço para o varejo.
Um exemplo, diz Tonin, ocorre no setor de material escolar. "Cada um está brigando para vender o mais barato possível."
Mas, diante da demanda mais fraca, as empresas já recuaram e estão até dando descontos e bonificações em produto.

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