São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lutador de greco-romana treina com o 'rei das ruas'

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro com mais chances de ir a Atlanta na luta olímpica, estilo greco-romano, faz um "estágio" no mínimo curioso no exterior.
Roberto Leitão Filho, 30, decidiu passar uma temporada nos Estados Unidos treinando, em boa parte do tempo, com Marco Ruas, 34, um brasileiro cuja especialidade não é a luta olímpica.
Ruas, conhecido nos EUA como "king of the streets" ("rei das ruas"), venceu, em setembro de 95, o 7º Ultimate Fighting.
A competição, que faz sucesso na terra de Bill Clinton, é chamada no Brasil de Vale Tudo.
"É uma luta sem regras", define Ruas. "Você só não pode morder e enfiar o dedo nos olhos ou na boca do adversário. De resto, até chutar os órgãos genitais pode."
Antes do 7º Ultimate Fighting, Ruas treinou, durante 20 dias, em Denver, no Colorado, com Leitão.
"Foi uma troca de experiência. Eu o ajudei a se preparar para a Olimpíada, mas ele também me ensinou bons golpes da luta greco-romana", disse Ruas.
No início desta semana, ele retornou aos EUA para se encontrar com Leitão.
Além de gravarem um vídeo em Los Angeles, na Califórnia, vão continuar o treinamento conjunto.
Em fevereiro, Ruas participa de um Vale Tudo em Porto Rico. Leitão, por sua vez, entra na reta final dos preparativos para o Pré-Olímpico, em maio, na Colômbia, para tentar a vaga para Atlanta.
O lutador olímpico, que participou das Olimpíadas de Seul, em 88, e Barcelona, em 92, acha que a ajuda de Ruas foi "essencial".
"Apesar de ele não ser especialista em luta de chão, como a greco-romana, treinando em conjunto, meu preparo físico evoluiu e eu aprendi a cair melhor", declarou.
Segundo Leitão, a "calma" de Ruas tem sido outra lição. "Disputar um Vale Tudo, mais até do que uma Olimpíada, exige tranquilidade. Muitos lutadores perdem porque 'amarelam'. O Ruas, não. É um mestre para mim."

Texto Anterior: Giovanni diz que não reduz sua proposta
Próximo Texto: 'Estilos' não se misturam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.