São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Automóveis inundados podem ser cobertos

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) analisou as apólices de seguro para automóvel oferecidas por sete companhias e concluiu que algumas seguradoras oferecem planos mais compensadores.
O teste, realizado em junho do ano passado, considerou o seguro do Bamerindus o melhor, por oferecer mais vantagens pelo menor custo, seguido por A Marítima. "Mas a Real, Vera Cruz e AGF Brasil, não ficaram tão longe das duas primeiras", afirmaram os técnicos do Idec.
As outras duas companhias foram a Porto Seguro e a Paulista.
Enchentes
Somente as pessoas que fizeram uma cobertura compreensiva (contra incêndio, roubo, colisão e riscos de terceiros) podem acionar o seguro por danos causados no automóvel pelas inundações.
Ivail Zerbinato, chefe do departamento de sinistros da Porto Seguro, diz que cerca de 130 veículos foram para a oficina, na semana passada, para serem lavados em razão dos alagamentos ocorridos há duas semanas.
A Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp) fez projeto para criar um seguro enchente para os moradores da periferia. Ele prevê o desconto de 1,9% do valor total das contas de água para formar um fundo que cobriria danos das chuvas.
O projeto pretende liberar 20% do valor do prejuízo (móveis, eletrodomésticos, reconstrução de casas) já no momento da inundação, diz o presidente da Cosesp, João Leite Neto.
Leite avalia que os recursos do fundo chegariam a R$ 50 milhões por ano. Ele afirma ainda que saberá no início desta semana se o projeto deverá estar na Assembléia Legislativa de São Paulo.
(DFe)

Texto Anterior: Leitura de apólice evita problema com seguradoras
Próximo Texto: Falta carro especial, afirma deficiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.