São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 1996
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Gente nova no pedaço

MARCELO CHERTO

Em 1996, a Truc's, empresa franqueadora do ramo de fast-food sediada em Brasília e bem conhecida por lá, promete atacar pesado o mercado de São Paulo.
A empresa acaba de inaugurar sua primeira loja na Paulicéia e de nomear uma representante para divulgar suas franquias por aqui.
Aliás, não está no gibi o que o mercado de fast-food deverá crescer ao longo dos próximos dois ou três anos, especialmente através das franquias.
Só que é bom os franqueadores fazerem as coisas direitinho. Afinal, esse também foi o segmento em que o maior número de empresas franqueadoras deu com os burros n'água, no ano passado.
Muitos franqueadores do ramo que estavam listados na edição 1995 do Guia de Oportunidades em Franchising do Instituto Franchising já não figuram mais na edição 1996, que acaba de sair. Caíram fora do mercado, seja por quebra, ou por outro motivo qualquer. Na base da maioria dos problemas, a falta de compreensão do que seja o franchising e de como implantar e conduzir uma operação do gênero.
Outra empresa que está querendo dar as caras por aqui é a Uniglobe, de Vancouver, que coordena a maior rede de franquias de agências de viagem do mundo. O vice-presidente de expansão internacional, meu amigo há vários anos, tem manifestado interesse pelo mercado latino-americano.
Já há franquias Uniglobe operando na Colômbia e na Venezuela. E para 1996 a meta é avançar para pelo menos outros três países da América do Sul. Alguém duvida que, se depender dos canadenses, o Brasil será um deles?
Os caras sabem que o turismo tem muito o que crescer no Brasil e que, apesar da presença cada vez mais forte das franquias de uma Flytour e de uma Stella Barros, há espaço para muitas outras.
Os gringos estimam que, como já aconteceu lá fora, muitas agências independentes que hoje atuam por aqui vão ter que se converter em franquias e passar a integrar alguma rede, se quiserem sobreviver.
Afinal, quem compra em grandes volumes tende a conseguir bons preços. O que é vital para assegurar a margem de lucro numa economia estável. Sem que a agência precise dar trambique.
Também estão fortes os boatos de que o Hard Rock Café deverá dar as caras por aqui em 1996. Só que ninguém sabe dizer quem teria adquirido a master-franquia. Se é que algum contrato já foi firmado.

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