São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

hollywood rock 96

as bandas

dom. 21 - 22h30
smashing pumpkins
Estilo: Chamam de rock alternativo, mas cada vez mais parece o velho rock progressivo.
Formação: Chicago, em 1990.
Integrantes: Billy Corgan (voz, guitarra), D'Arcy (baixo, voz), James Iha (guitarra), Jimmy Chamberlain (bateria).
Discografia: Gish (1991), Siamese Dream (1993), Pisces Iscariot (1994), Melon Collie and the Infinite Sadness (1995).
O hino: "Shiva".
Você sabia que: em 1992, quente após produzir o álbum "Nevermind", do Nirvana, o produtor Butch Vig previu que Smashing Pumpkins ia ser o próximo grande grupo da década?
Você também sabia que: o álbum duplo "Melon Collie and the Infinite Sadness" tem um subtítulo esotérico para cada disco ("Dawn to Dusk" e "Twilight to Starlight"), como nos tempos mais viajantes do grupo Yes?
A frase: "As pessoas querem que os astros do rock sejam bonitos e perfeitos, viciados em drogas e misteriosos. Eles não querem gente normal. E nós sempre insistimos em ser normais -a ponto de nos machucar e ser agredidos por causa disso" (Billy Corgan).
A ofensa: "Out on tour with the Smashing Pumpkins... They don't have no function/I don't understand what they mean/And I could really give a fuck" (em turnê com o Smashing Pumpkins... Eles não tem função. Não entendo o que eles querem dizer. E tô pouco ligando). Letra de "Range Life", do grupo americano Pavement.
O mico: Na entrega do VMA's (prêmio de melhor videoclipe concedido pela MTV) em 1994, o grupo se atrapalhou ao tocar "Today". Corgan teve um ataque, tacou a guitarra no chão (uma coisa meio Kurt Cobain), pisou em cima e saiu batendo o pé. O resto da banda ficou no palco para receber ... as vaias.
O futuro do rock: "Ok, depois dos Beatles teve um monte de sub-Beatles e, depois do Nirvana, um monte de sub-Nirvanas. Mas o que mata é a atenção da mídia. Se todos aqueles sub-Beatles não estivessem na TV, quem se importaria? A mensagem que está sendo passada para as novas bandas é que é melhor ser daquele jeito do que ser elas mesmas. Talvez aconteça uma rebelião em que os adolescentes digam 'Que merda é essa?'. Mas, no momento, o futuro do rock parece feio" (Billy Corgan).

sáb. 20 - 21h10
the black crowes
Estilo: "It's only rock'n'roll".
Formação: Atlanta, sul dos EUA, no fim dos anos 80.
Integrantes: Chis Robinson (vocal e gaita), Rich Robinson (guitarra), Steve Gorman (bateria), Johnny Colt (baixo), Eddie Harsch (teclados), Marc Ford (guitarra).
Discografia: Shake Your Money Maker (1990), The Southern Harmony and Musical Companion (1992), Amorica (1994).
O hino: "Remedy".
A frase: "Não chupamos a porcaria da música de ninguém. Dane-se quem achar que a gente imita Rolling Stones ou The Face. Se as nossas músicas lembram algo é porque temos bom gosto" (Rich Robinson).
Você sabia que: o nome do segundo álbum da banda era para ser "The Southern Harmony and Musical Companion Featuring a Choice Collection of Tomes, Songs, Odes and Anthems from the Most Eminent Authors in the United States"?
O mico: Era um biquíni de estrelinha branquinha tão pequinininho, mal cabia na modelo negra da capa do álbum "Amorica". Os puritanos dos EUA não gostaram nada, especialmente porque tinha o desenho da bandeira americana sobre a região da Flórida da moça. A capa foi censurado em alguns Estados conservadores.

sáb. 20 - 23h
page & plant
Estilo: Led Zeppelin cover.
Formação: MTV, em 1994.
Integrantes: Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocal) e mais dois ou três que ficam ao fundo.
Discografia: No Quarter: Jimmy Page & Robert Plant Unledded (1994).
Discografia para comparações: Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), Led Zeppelin III (1970), Led Zeppelin IV (também conhecido como "Símbolo", "O do Velhinho" e "Aquele que Tem 'Stairway to Heaven' ") (1971), Houses of the Holy (1973), Physical Graffiti (1975), Presence (1976), The Song Remains the Same (1976), In Through the Out Door (1979), Coda (1982).
A dúvida cruel: "The song remains the same" (a música continua a mesma)?
Você sabia que: em 1975, o empresário do Led Zeppelin, Peter Grant, esteve no Rio para agendar um show no Maracanazinho? Os promotores da época acharam que a banda era pouco conhecida.
Olha só um deles aí outra vez: Robert Plant já cantou no Hollywood Rock de 94.
O hino universal dos isqueiros bic: "Stairway to Heaven".
O fato: Robert Plant não cantou "Stairway to Heaven" quando veio pela primeira vez ao Hollywood Rock. Mas o povo com certeza vai pedir o hit na nova oportunidade. A popularidade da música foi até transformada em piada, no filme "Quanto Mais Idiota Melhor". Todo mundo que aprende a tocar violão escolhe "Stairway to Heaven" como a sua primeira serenata. No filme, há um cartaz, numa loja de instrumentos musicais, em que se lê: "Proibido tocar 'Stairway to Heaven' ". Tanta popularidade a transformou na melodia mais chata de todos os tempos. E sabe da melhor? A música nunca foi lançada como compacto.
A frase: "Nós sempre tentamos inovar, usar outros estilos. Infelizmente, muita gente só nos associa a 'Whola Lotta Love' e àquele rótulo terrível que me recuso a mencionar (heavy metal)" (Robert Plant, em 1979).
O detalhe: Plant tocou "Whole Lotta Love" no festival de 94.
A nota: 3 para o cover, mas como o público brasileiro não tem como comparar com os lendários shows do Zepp, na década de 70, vai um 4 generoso.

sex. 19 - 22h45
aswad
Estilo: Reggae de raíz.
Formação: Londres, 1975.
Integrantes: Brinsley Ford (vocal, guitarra, teclados), Drummie Zeb (vocal, bateria e teclados) e Tony Gad (vocal, baixo, teclados).
Discografia: Crucial Tracks (Best of Aswad), Don't Turn Around, Hulet, Live and Direct, Aswad, Distant Thunder, New Chapter of Dub, Rebel Souls, Showcase, To the Top, Too Wicked.
O hino: "Don't Turn Around".
Olha eles aí outra vez: Aswad tocou no Rio e São Paulo em abril de 1991.
A frase: "Muita gente dizia que os ingleses não sabiam fazer reggae, mas hoje os músicos jamaicanos nos respeitam muito" (Tony Gad).
Você sabia que: em 1990, após tocar na festa de libertação de Nelson Mandela, em Wembley, na Inglaterra, o grupo recebeu a visita do próprio, que se disse emocionado com a mensagem revolucionária da banda?
Aswad 2 - O Retorno: Aswad já tocou com o Cidade Negra no Brasil e, na época, o grupo queria ver um show de Gilberto Gil.

sex. 19 - 19h
chico science & nação zumbi
Estilo: O funk e o rap encontram ritmos nordestinos e a gente chama de mangue beat.
Formação: Recife, em 1991.
Integrantes: Chico Science (vocal), Alexandre Dengue (baixo), Lúcio Maia (guitarra), Toca Organ, Jorge Du Peixe, Canhoto, Gira e Gilma Bolla (percussão).
Discografia: Da Lama ao Caos (1994).
O hino: "Da Lama ao Caos"
A frase: "Percebi uma identidade entre o rap e a embolada. Comecei a pegar velhos discos de maracatu e a rapear em cima. A gente sentiu necessidade de recuperar os ritmos regionais e incrementar com novos sons. Essa tendência é vital, não importa se já apareceram grupos oportunistas pegando carona" (Chico Science).
O mico: Chico Science tentava pedir um filé ao ponto em Nova York. Em inglês, esse pedido pode ser feito com a expressão "mediun", mas ele usou "at point". O garçom, claro, não entendeu nada.
O que pode rolar: Como Chico já tocou com Gilberto Gil na festa do Video Music Awards da MTV, há poucos meses, pode acontecer outra canja no festival.
Você sabia que: a primeira vez que o grupo experimentou comida japonesa foi no ano passado? Foi em um restaurante no bairro da Liberdade, em São Paulo. E eles gostaram.
O cover: "Sofisticated Lady" (Public Enemy).

sex. 19 - 21h15
steel pulse
Estilo: Reggae rastafari.
Formação: Birmingham, na Inglaterra, 1976
Integrantes: David Hinds (vocal, guitarras), Selwyn Brown (teclados, vocal), Steve Nesbitt (bateria).
Discografia: True Democracy (1978), Hendsworth Revolution (1978), Caugh You (1980), Tribute to the Martyrs (1982), Babylon the Bandit, Earth Crisis, Reggae Greats, State of Emergency (1988), Victims (1991), Rastafari Centennial (1992), Vex (1995).
O hino: "State of Emergency".
Olha eles aí outra vez: Steel Pulse tocou no Brasil em julho de 1994.
A frase: "Sabemos que reggae é uma música para todos. Mas também sabemos que quem mais precisa ouvir sua mensagem são as comunidades negras" (David Hinds).
Você sabia que: os integrantes do Steel Pulse conheceram o diretor de cinema Spike Lee num show em benefício às vítimas de um furacão que devastou a Jamaica? Do encontro, surgiu o convite para que a banda compusesse a música "Can't Stand the Heat" para a trilha do filme "Faça a Coisa Certa".
O mico do festival: A "Noite do Reggae" não tem banda jamaicana!

sex. 19 - 20h
cidade negra
Estilo: reggae de raíz nem tão comprida, num corte mais popular.
Formação: Belford Roxo, em 1989, depois de se chamar Novo Tempo e Lumiar.
Integrantes: Bino (baixo), Da Gama (guitarra), Lazão (bateria), Toni Garrido (vocal).
Discografia: Lute para Viver (1990), Negro no Poder (1992), Sobre Todas as Forças (1994).
O hino: "Onde Você Mora"
Olha eles aí outra vez: Cidade Negra já tocou num Hollywood Rock (em 92)
O fato: Já gravaram com Jimmy Cliff e Shabba Ranks.
O reencontro: Já tocaram com Steel Pulse e Aswad no Brasil. Que arroz de festa. A frase: "Festival de rock não tem que ter só esse gênero. Os jovens ouvem de tudo. O público de rock também é o de funk e o de reggae" (Da Gama).

sáb. 20 - 19h
raimundos
Estilo: Forró-core, core, mas não chega.
Formação: Brasília, início dos 90.
Integrantes: Digão (guitarra, vocal), Rodolfo (vocal), Canisso (baixo), Fred (bateria).
Discografia: Raimundos (1994), Lavô Tá Novo (1995)
O hino: "Puteiro em João Pessoa"
Olha eles aí outra vez: Raimundos já participaram de um festival, o primeiro Phillips Monsters of Rock.
Grito de guerra: "Cabra cabra hey"
O veneno: Os Raimundos inventaram esse negócio de gravar o álbum "Lavô Tá Novo" com um produtor americano (Mark Deanrley) só para passar umas feriazinhas mixando o disco em Los Angeles.
Você sabia que: Raimundos era uma banda cover dos Ramones antes de misturar forró na batida?
Você também sabia que: as músicas dos Raimundos são inspiradas pelas experiências sexuais de Rodolfo? Por exemplo, em "Puteiro em João Pessoa" o vocalista relembra sua primeira vez e em "Sereia da Pedreira" evoca "uma broxada com uma amiga quando fui comer ela dentro da kombi".
As frases: "A gente olha uma bundinha e resolve fazer uma música" (Canisso). "Se Raimundos não tivesse dado certo eu ia ter que trabalhar" (Rodolfo).
O raimundomóvel: a kombi que leva e traz a banda por toda a parte também é conhecida como motel ambulante e como "kombão da queimação". A fumaceira de maconha que exala do veículo foi decantada na música "Pitando no Kombão".
O mico: Ser namorada de um dos Raimundos e ir parar numa letra pornográfica.

dom. 21 - 20h
superglass
Estilo: Britpop, que quer dizer pop britânico, o que não quer dizer muito, mas é como chamam lá na Inglaterra. O que há de novo? O estilo do grupo teve o auge em 1965 (Small Faces, The Who, The Kinks) e, antes do britpop, era chamado de mod.
Formação: Oxford, na Inglaterra, em 1993.
Integrantes: Gaz Coombes (voz, guitarra), Danny Goffey (bateria), Mickey Quinn (baixo)
Discografia: "I Should Coco" (1994)
O hino: "Alright". Pela forma como passa na TV e no rádio, parece que eles só têm essa música.
O mico: Gaz Coombs dançou com maconha quando tinha 15 anos. A prisão rendeu a música "Caught By the Fuzz", mas o rapaz não se diz a favor da legalização da maconha. Gaz prefere que a erva continue ilegal. Vai ver, gostou da polícia.
A frase: "Há muitas bandas que passam dez anos tocando em clubes, sem nunca conseguir marcar presença na mídia. Não podemos reclamar de fazer as coisas muito rápido. Bandas só tocam música, a imprensa é que cria o hype, adulam ou detonam um grupo. É o fato triste da indústria. Há muita música boa por aí, que não é reconhecida porque não é tocada por adolescentes de 18 anos. É a vida" (Mickey Quinn).
Você sabia que: o estilista Calvin Klein queria que Gaz Coombs fosse garoto-propaganda de sua grife?

dom. 21 - 19h
pato fu
Estilo: E se os Mutantes fossem uma banda mineira?
Formação: Belo Horizonte, 1990 (a checar)
Integrantes: Fernanda Takai (vocal, violão), John (guitarra, violão, programação eletrônica, vocal), Ricardo Koctus (baixo, vocal).
Discografia: Rotomusic de Liquidificapum (1993), Gol de Quem? (1995)
O hino: "Sobre o Tempo".
Os covers: "A Volta do Boêmio" (Adelino Moreira), "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Obla-Di-Obla-Da" (Beatles), "Qualquer Bobagem" (Mutantes e Tom Zé).
O prêmio: Banda revelação na primeira edição nacional do MTV Video Music Awards.
Cotação Nerso da Capitinga: Engraçadinhos, mas menos que os Mamonas Assassinas. Ainda bem.
Você sabia que: John era guitarrista da banda Sexplícito, nos anos 80. Esse grupo não existe mais.
O mico: O assédio quase sexual da imprensa na vocalista Fernanda Takai, que é casada com o John.
A frase: "Se tem guitarra e não é jazz, então, para mim, é rock" (John).

sex. 19 - 0h15
gilberto gil & convidados
Estilo: Reggae, MPB, pop e o que mais pintar.
Formação: Amanhã ou depois, ainda tem tempo: Gil é baiano.
Integrantes: Gilberto Gil (violão, vocal), Fernanda Abreu (vocal), Carlinhos Brown (percussão, vocal), Djavan (vocal, violão).
A frase: "Quero continuar a fazer música em um ambiente elétrico. Esse negócio de desligar a chave de luz da casa não combina comigo. Não dá para viver sem eletricidade".
O hino: "No Woman No Cry".
Olha ele aí outra vez: Gilberto Gil já tocou num Hollywood Rock, em 1990.
O fato: Gil pretende fazer um show de reggae, estilo que conheceu quando estava exilado em Londres, em 1971. Mas foi só a partir de 1976, com "Não Chore Mais" (a versão de "No Woman No Cry", de Bob Marley), que ele passou a gravar reggae sem se avexar.
O farto: Imagine quantos outros covers de Bob Marley o show vai ter? E quantos mais as outras bandas da noite também vão tocar?
Você sabia que: Gil se apaixonou pelos Mamomas Assassinas ao ser apresentado à banda pelo filho Ben

sáb. 20 - 20h
urge overkill
Estilo: Acha que tem muito. Lembra o Cheap Trick, banda esquecida de rock'n'roll dos anos 70.
Formação: Chicago, 1984.
Integrantes: Black Onassis (John Rowan), National Kato (Nathan Katruud), King Roeser (Eddie Roeser).
Discografia: Strange, I... (1986). Jesus Urge Superstar (1989), Americruiser (1990), Supersonic Storybook (1991), Stull EP (1992), Saturation (1993), Enter the Dragon (1995).
O hino: "Girl, You'll Be a Woman Soon".
Os fatos: Urge Overkill gravou com os produtores Butch Vig (1990) e Steve Albini (1991) antes do Nirvana (Vig produziu o clássico álbum "Nevermind" e Albini fez "In Utero"). E aquela música da trilha do filme "Pulp Fiction" (o cover "Girl, You'll Be a Woman Soon", de Neil Diamond) foi lançada no EP "Stull", sem maior alarde. Só depois do filme ela virou um hit.
Os fartos: A banda cancelou, às pressas, sua turnê de fim de ano nos EUA. A desculpa mais ouvida apontava para o fato de que o novo álbum da banda fracassou estrondosamente na parada de sucessos.

dom. 21 - 0h
the cure
Estilo: É pop dançante e com levada funk, mas tem quem ainda se lembre do Cure como um grupo de rock gótico, mais uma moda do que uma música, vestida por gente que gosta de usar preto, arrepiar o cabelo, usar a maquiagem da mamãe, ficar deprimido à toa e dançar olhando para baixo (é ruim de perder o show).
Formação: Crawley, nas cercanias de Sussex, na Inglaterra, no fim dos 70.
Integrantes: Robert Smith, Simon Gallup, Perry Bamonte, Jason Cooper e Roger O'Donnell.
Discografia: Three Imaginary Boys (1979), Boys Don't Cry (1980, relançado em 1988), Seventeen Seconds (1980), Faith (1980), Pornography (1982), The Walk EP, incluído no álbum Japanese Whispers: The Singles (1983), The Top (1984), Concert: The Cure Live (1984), Concert and Curiosity (1984), The Head on the Door (1985), Standing on the Beach: The Singles (1986), Staring at the Sea: The Singles (1986), Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me (1987), The Peel Sessions EP (1988), Disintegration (1989), Mixed Up (1990), Entreat (1991), Wish (1992), Show (1993), Paris (1993).
O hino: "Boys Don't Cry".
O detono: "As ambições artísticas de Robert Smith são tão complexas que é fácil deixa escapar a chave de sua inegável grandeza: ele é feio e a mãe dele o veste de modo engraçado" (do livro "Spin: Alternative Record Guide").
A moda: A maquiagem e as roupas pretas são as mesmas do início da carreira. The Cure não muda nunca.
Você sabia que: Robert Smith acumulou por um tempo a função de guitarrista do grupo Siouxsie and the Banshees? E que Smith e o baixista Severin, dos Banshees, montaram uma banda paralela chamada The Glove?
A frase: "Quando gravamos 'Pornography' (1982) não existia essa coisa chamada gótico. Nós éramos apenas deprimidos e não como os góticos de chapéu e capas, tipo Sisters of Mercy. Eu sempre desprezei o Sisters of Mercy, porque a música deles era uma porcaria" (Robert Smith).

dom. 21 - 21h
white zombie
Estilo: O título do primeiro disco diz tudo: música do diabo. Embora pareça uma mistura de heavy metal, punk e rock industrial.
Formação: EUA, no início dos anos 90.
Integrantes: Rob Zombie (vocal), Sean Yseult (baixo), J (guitarra), John (bateria)
Discografia: La Sexorcisto: Devil Music Vol. 1 (1992), Astro-Creep: 2000, Songs of Love, Destruction and Other Synthetic Delusions of the Electric Head (1995)
Hino: "More Human Than Human"
A definição: "Há um monte de espaço entre Metallica e Nine Inch Nails que ninguém está ocupando" (Rob Zombie).
A lama: Rob Zombie é na verdade Al Jourgensen (do Ministry) de dreadlocks.
A frase: "Estamos prontos para esmagar e destruir qualquer coisa que atravesse o nosso caminho" (Rob Zombie).
O palco: "O Massacre da Serra Elétrica" encontra "Blade Runner", eis o cenário dos shows da recente turnê americana, na modesta definição de Rob Zombie.
Você sabia que: Iggy Pop gravou uma participação no disco de estréia da banda?
Você também sabia que: durante a primeira turnê da banda, em 1992, White Zombie tocou com o grupo Danzig, numa noite de Halloween, para uma platéia totalmente paramentada como bruxas, diabos e monstrengos?
Além disso, você também sabia que: White Zombie é uma das bandas preferidas do Zé do Caixão?.
O mico: "O pessoal da MTV recusou nosso último videoclipe, exigindo que fizéssemos algumas alterações. Eles estavam vendo coisas que nem estavam lá, do tipo: 'Todos os símbolos satânicos precisam ser removidos'. O quê? Que símbolos satânicos? E também mandaram tirar todas as imagens de bundas. Que bundas? Acho que nos mandaram anotações originalmente feitas para um vídeo do rapper Sir Mix-a-Lot" (Rob Zombie).

Texto Anterior: o mundo nos...
Próximo Texto: Público de show era riponga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.