São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aquecimento global pode ameaçar saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

O aquecimento do planeta pode estar ameaçando a saúde mundial, diz estudo publicado hoje na revista da Associação Médica Americana ("Jama").
Além da revista, outras 35 publicações científicas do mundo dedicaram boa parte de suas edições de janeiro ao "boom" de novas doenças e ao retorno de males considerados sob controle.
Pesquisadores da Universidade Johns hopkins (EUA) afirmam que o aquecimento do planeta pode introduzir novas infecções em áreas onde antes eram desconhecidas.
Eles também afirmam que aumento médio de dois graus Celsius na temperatura da Terra, previsto até o ano 2100, pode expandir as doenças onde elas já existem.
Em comentário na mesma revista, Jonathan Patz, da mesma universidade, diz que os riscos não estão limitados aos países pobres, onde as chamadas "doenças tropicais", como a malária, esquistossomose e dengue afetam mais de 100 milhões de pessoas por ano.
Ele cita como exemplo o aumento do número de ratos nos EUA, como resultado "de condições que incluíram seis anos de seca seguidos de chuvas fortes".
Uma febre hemorrágica causada por um microorganismo conhecido como hantavírus e transmitida por ratos até então era encontrada apenas na América do Sul, mas já pode ter chegado aos EUA.
Outros pesquisadores acreditam que o aumento das temperaturas globais possam levar animais exclusivos de áreas tropicais, como insetos transmissores de dengue, a áreas temperadas.
Patz cita outros fatores: "a má-nutrição, causada pelo estresse climático sobre a agricultura e alterações potenciais no sistema de defesa, causadas pelo aumento dos raios ultravioleta".
Outro estudo na "Jama" conclui que houve um aumento de 58% no número de vítimas fatais por doenças infecciosas entre 1980 e 1992 nos EUA.
Nesse período, as infecções respiratórias aumentaram cerca de 20% e foram responsáveis por 47% das mortes causadas por infecções em 1992.

Texto Anterior: Senado pode 'emperrar' acordo do Banespa
Próximo Texto: Imagem permite ver 'início' do Universo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.