São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Citações embalam almoço

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Vinhos franceses, caviar russo, uísque 60 anos e citações em francês esquentaram o almoço de FHC na casa de Paes de Andrade.
FHC lembrou que Paes usou uma citação do revolucionário francês Danton em recente reunião com as esquerdas: "Você usou uma boa frase de Danton, mas os jornalistas cortaram a metade".
Em seguida, o presidente citou o que seria a frase completa do revolucionário francês: "Pour faire la révolucion, il faut de l'audace, toujours de l'audace, ancore de l'audace" (Para fazer a revolução, é preciso audácia, sempre audácia, mais audácia).
A exortação de Danton, num discurso feito em 1792, na verdade, respondia a uma pergunta retórica. Indagava a si mesmo e aos presentes o que era preciso para vencer os inimigos da República (e não para fazer a revolução, que já tinha ocorrido em 1789). E respondia: "De l'audace, encore de l'audace, toujours de l'audace".
No encontro com as oposições, na semana passada, indagado por jornalistas se não temia que sua proximidade com as esquerdas pudessem lhe trazer problemas no PMDB, Paes afirmou: "Il faut d'audace, toujours d'audace, encore d'audace".
Paes acrescentou, no entanto, que a melhor citação sobre a audácia é do Conde de Cavour. "A melhor forma de audácia é a prudência." Paes se referia a Camilo Benso (1810-1861), primeiro-ministro de Piemonte-Sardenha, no reinado de Vitor Manuel 2º, considerado um dos responsáveis pela unificação da Itália.
No aperitivo, enquanto discutiam política internacional, todos beberam Jonny Walker 60 anos (rótulo azul).
No almoço, Paes ofereceu vinhos franceses, Chablis (branco) e Chateau Neut-du-Pape (tinto). O prato de resistência teve filé Molotof Bechamel, caviar russo preto e batata sotté.
Uma hora após o almoço, no Palácio do Planalto, o senador José Sarney (PMDB-AP) disse que o encontro foi tão bom que se falou até sobre o antigo MDB. "Não podemos ficar falando nisso porque o PFL e o PDSB vão ficar com ciúmes", completou FHC.

Texto Anterior: Motta se diz caluniado e deve ir à Justiça contra deputado
Próximo Texto: Presidente fala hoje à imprensa em Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.