São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iniciativa própria já deu certo

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

A guerra pelo Oscar viu uma batalha bem mais quixotesca que a de "O Carteiro e o Poeta" em 1992. Inconformadas com a pouca divulgação de "As Noites de Rose", as atrizes Diane Ladd e Laura Dern, mãe e filha, iniciaram uma campanha particular: fizeram cópias em vídeo do filme e as distribuíram entre os membros da Academia.
Deu certo. Dern foi indicada para o Oscar de melhor atriz, e Ladd, para o de atriz coadjuvante, as duas únicas indicações do filme. Não ganharam as estatuetas, mas "As Noites..." teve melhor divulgação, fundamental para a sua carreira. Naquele ano venceram a atriz Jodie Foster ("O Silêncio dos Inocentes") e a coadjuvante Mercedes Ruehl ("O Pescador de Ilusões").
"As Noites de Rose" (Rambling Rose) , filme de Martha Coolidge, não é o primeiro filme em que mãe e filha contracenam. Elas já haviam atuado em "Coração Selvagem", de David Lynch. Por este filme, Ladd foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante.
Esta não foi a primeira experiência da atriz com o Oscar. Em 1974, foi indicada para o Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Alice Não Mora Mais Aqui", de Martin Scorsese. Ganhou Ingrid Bergman por "Assassinato no Orient Express".
(CF)

Texto Anterior: Livro possui erotismo mais latente
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.