São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ThinkPad apresenta bom desempenho

PAULO CESAR MASIERO; FERNÃO STELLA R. GERMANO; ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O ThinkPad 345C, da IBM, é indicado para usuários que necessitam de um computador portátil com características básicas.
A capacidade de expansão do equipamento é limitada, restringindo-se a um conector para instalação de cartões PCMCIA e um módulo de memória adicional. Como em qualquer notebook, o disco rígido pode ser substituído por outro com maior capacidade.
O desempenho do conjunto processador/memória é compatível com o de máquinas de mesa que utilizam o mesmo chip Intel 486/DX4 de 75 MHz e é considerado bom para essa classe.
A memória fornecida com o notebook (4 Mbytes) deixa a desejar. Apesar de o equipamento funcionar satisfatoriamente com os programas fornecidos, outros soft exigem pelo menos 8 Mbytes. A memória pode ser expandida opcionalmente a até 20 Mbytes.
O desempenho do disco rígido é considerado bom. Sua capacidade de armazenar dados (360 Mbytes) é adequada para a utilização básica da máquina e do conjunto de programas "SmartSuite" fornecido.
Se o usuário desejar outros programas, é conveniente adquirir a máquina com um disco de maior capacidade. A IBM oferece discos de 540 Mbytes como opção.
A tela de vídeo com matriz ativa tem boa qualidade. Mas o usuário deve considerar a opção de compra com tela de matriz passiva, que tem apresentado boa qualidade e menor preço.
O conjunto teclado e dispositivo de seleção (TrackPoint) são de muito boa qualidade. O TrackPoint apresenta boa sensibilidade e é mais fácil de usar do que dispositivos do tipo "trackball".
O teclado, porém, deveria ter outra configuração, com o espaço vazio na parte de baixo, permitindo o descanso das mãos.
A documentação que acompanha o produto é de muito boa qualidade. Já a ausência dos disquetes com cópia de segurança do software configura um problema. Recomendamos que o usuário faça cópias dos programas instalados sob pena de não conseguir recuperar seu ambiente de trabalho após uma falha do computador.
A qualidade eletromecânica do equipamento é ótima, assim como a de seus acessórios.
A relação custo/desempenho do equipamento é o ponto mais fraco. Tratando-se de um equipamento básico, seu preço é bastante elevado apesar de compensado em parte pela qualidade da máquina e pelos programas instalados.
O ThinkPad vem em uma maleta de material plástico, com espaço para armazenar um adaptador AC, cabos de alimentação, disquetes, manuais e acessórios.
O tempo útil da bateria pode variar de 2,5 a 5 horas, dependendo da aplicação e da configuração. Vários dispositivos para economizar energia estão disponíveis, suspendendo o processamento. Uma bateria de apoio é fornecida para salvar dados na troca de baterias.

Os testes foram realizados no Laboratório de Sistemas Digitais (LaSD) do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (USP).
Foi usado o sistema operacional "PC DOS 7.0". Para análise de desempenho do conjunto processador/memória, disco rígido e velocidade de vídeo foram usados o "Checkit-Pro" e o "Norton 8.0". A qualidade mecânica e elétrica dos equipamentos foi verificada por inspeção. A qualidade da tela de cristal líquido foi avaliada a partir das telas geradas pelo programa "Checkit".
Para avaliar a facilidade de uso, foram ouvidos usuários não-familiarizados com o micro.

Texto Anterior: Epson apresenta scanners
Próximo Texto: CONHEÇA A AVALIAÇÃO DO THINKPAD 345C
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.