São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene é único ministro citado

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Fernando Henrique Cardoso pronunciou apenas o nome de um ministro ao longo de sua entrevista coletiva ontem: Adib Jatene.
Foi uma atitude deliberada do presidente, segundo a Folha apurou. FHC decidiu cacifar o ministro da Saúde, um de seus assessores mais bombardeados.
As citações a Jatene ocorreram em duas ocasiões.
Na exposição inicial, FHC citou Jatene espontaneamente. Poderia ter feito isso com os demais ministros ao falar de suas áreas. Mas não o fez.
Na segunda vez, FHC respondia uma pergunta sobre o mau atendimento nos hospitais. Aproveitou para passar um atestado de idoneidade para Jatene, citando-o nominalmente. Disse que o ministro tem se esforçado para combater fraudes no sistema de saúde.
A razão de FHC de prestigiar Jatene é simples. O presidente é completamente contrário a uma reforma ministerial no momento. Por isso, acha que deve fortalecer seus ministros, ainda que alguns apresentem dificuldades para desenvolver trabalhos em suas pastas.
Há outros ministros, além de Jatene, sendo criticados dentro do governo. FHC escolheu o da Saúde para prestigiar por achar que ele é o que mais tem sofrido com esse tipo de pressão.

Texto Anterior: FHC prevê vitória governista em outubro
Próximo Texto: PMDB declara trégua e espera recursos para seus ministérios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.