São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos planetas podem ter água, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas afirmaram ontem no Congresso da Sociedade Americana de Astronomia em San Antonio (EUA) ter descoberto dois planetas fora do Sistema Solar onde pode haver água e condições para a vida semelhantes às da Terra.
O astrônomo Geoffrey Marcy, da Universidade Estadual de San Francisco (Costa Oeste dos EUA), anunciou ontem que os planetas foram descobertos orbitando a estrela 70 na constelação de Virgem e a estrela 47 da Ursa Maior.
Embora a presença de água não tenha relação direta com a vida, pesquisadores acreditam que ela seja o elemento fundamental para o surgimento de seres vivos.
Antes só havia sido comprovada a existência de um planeta fora do Sistema Solar. Em outubro de 1995, os astrônomos suíços Michael Mayor e Didier Queloz anunciaram a descoberta de um planeta orbitando a estrela 51 da constelação de Pégaso.
Segundo Marcy, que havia confirmado o achado dos suíços no ano passado, em pelo menos um dos dois novos planetas anunciados ontem há condições claras para a presença de água.
Ele está em órbita da estrela 70 da constelação de Virgem.
Sua órbita leva 116 dias e, segundo o cientista, ele tem tamanho aproximadamente nove vezes maior que Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Sua temperatura média seria de 85°C, consistente com a presença de água.
O outro planeta, que gira em torno da estrela 47 da Ursa Maior, tem um ano de 1.100 dias terrestres e tamanho aproximado equivalente a três vezes o de Júpiter.
Ele também poderia ter água, afirmou o pesquisador, mas ela estaria congelada, como nas regiões polares de Marte.
As três estrelas em torno da qual giram os planetas fora do Sistema Solar estão num raio de cerca de 40 anos-luz da Terra. Isso significa que a luz delas leva cerca de 40 anos para chegar até a Terra.
Os cientistas acreditam que essas estrelas tenham dimensões semelhantes às do Sol.
Marcy afirmou que a descoberta de planetas onde pode haver água pode abrir uma nova era em que cientistas devem considerar seriamente a existência de vida fora da Terra.

Texto Anterior: 'Vamos para a próxima e vamos ganhar de novo'
Próximo Texto: Hubble fotografa restos de estrela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.