São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital que vai passar ao PAS suspende as consultas

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital Infantil Menino Jesus, na Bela Vista (região central de SP), um dos mais importantes no atendimento pediátrico no país, suspendeu a marcação de consultas e retornos de pacientes para a primeira quinzena de fevereiro.
O período coincide com a implantação no local do PAS (Plano de Atendimento à Saúde), que passará a funcionar no dia 1º de fevereiro no Menino Jesus, no PS da Barra Funda e em outro hospital da região central a ser definido.
O PAS prevê que os hospitais municipais sejam administrados por cooperativas de médicos. Começou a funcionar no último dia 1º em Pirituba (zona norte).
Desde o último dia 10, as mães que procuram o Menino Jesus para marcar consultas e retornos nos tratamentos de seus filhos são orientadas a voltar na segunda quinzena de fevereiro.
O secretário municipal da Saúde, Roberto Paulo Richter, disse que vai suspender as medidas adotadas pelo hospital. Segundo ele, o atendimento está totalmente garantido com a implantação do PAS (leia texto abaixo).
Francisca das Chagas Santos Saraiva, que mora em Rio Branco (AC), diz que a cirurgia do filho Reny, 8, que sofre de malformação congênita, internado desde o dia 4, foi cancelada no dia 10.
Segundo ela, os médicos urologistas que fariam a cirurgia teriam afirmado que não operariam o menino porque não poderão acompanhar o pós-operatório.
Os médicos não se cadastraram na cooperativa do PAS e devem ser afastados do corpo clínico do hospital a partir do dia 1º.
Outras mães se queixaram de problemas no atendimento.
Gérson de Andrade Nogueira, 61, diretor da unidade de apoio técnico-administrativo do Menino Jesus, diz que a marcação de consultas foi suspensa porque a diretoria não sabe quantos médicos terá a partir do dia 1º.
Quanto ao caso do filho de Francisca, Nogueira -que já aderiu à cooperativa do PAS- afirma que a equipe de urologia terá de explicar os motivos da não-realização da cirurgia.
Diariamente o Menino Jesus atende 350 crianças na urgência e 450 no ambulatório. Por mês, são realizadas 400 cirurgias e 11 mil exames laboratoriais.
Atualmente o hospital tem 190 médicos e 750 funcionários.

Texto Anterior: Mundirama pode ter sigilo bancário quebrado hoje; 1 morre em tiroteio entre policiais civis e militares; Chefe de polícia critica moradores de Ipanema; Presos 5 acusados de corromper menores; Nove pessoas morrem afogadas em Minas; Rede Internet divulga Carnaval de Salvador; Polícia apreende sucuri de 6 m em casa no MS
Próximo Texto: Richter pode antecipar plano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.