São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a dançar tango sem tragédia

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Em Buenos Aires, o turista terá muitas oportunidades de assistir a shows de tango, uma das atrações mais concorridas e divulgadas da capital argentina.
Quem não quiser ficar apenas olhando e pretende se arriscar a dar uns passinhos pela pista tem como opção fazer algumas aulas antes de embarcar para lá.
Segundo a professora de tango Silvia Poças Leitão, 41, a dança não é das mais fáceis de se aprender e exige alguma prática. "A pessoa vai viajar e pensa que pode aprender o tango em três ou quatro dias, mas isso é muito difícil."
Silvia dá aulas de danças de salão na academia Madame Poças Leitão, uma das mais antigas e tradicionais de São Paulo.
Ela afirma, no entanto, que o tango também não deve ser encarado como uma dança impossível de aprender. "Os shows que as pessoas assistem são feitos por profissionais, que ensaiam suas coreografias o dia todo. Dançar daquele jeito é difícil, mas, com um pouco de treino, qualquer pessoa será capaz de fazer os primeiros passos", diz ela.
Algumas academias de São Paulo têm turmas específicas para quem quer aprender a dançar. Outras incluem o tango nas aulas de dança de salão. As aulas duram, em média, uma hora e meia.
Coreografias
O tango é uma dança que possui, no mínimo, 50 passos, que podem ser coreografados de maneiras diferentes, explica Silvia.
Nos cursos para iniciantes são ensinados os dez passos, divididos em oito tempos cada. O passo considerado básico (veja quadro abaixo), é o primeiro a ser ensinado.

ONDE APRENDER: Madame Poças Leitão: (011) 523-0263/247-5771; JCVO - Estúdio de Dança: (011) 881-2836; Escola de Dança de Salão Maria Antonieta: (011) 915-8780; Steps Espaço de Dança: (011) 280-0291

Texto Anterior: PARA QUANDO VOCÊ FOR A BUENOS AIRES
Próximo Texto: Identidade chinesa sobrevive à Coca-Cola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.