São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo federal gasta mais em 95 e Tesouro culpa folha de pagamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário do Tesouro, Murilo Portugal, disse que a explosão dos gastos com salário do funcionalismo foi o principal motivo do rombo de R$ 4,08 bilhões nas contas do governo em 1995.
Os números divulgados ontem pela Secretaria do Tesouro Nacional, entretanto, mostram que os gastos com pessoal cresceram menos que o conjunto das despesas federais.
As despesas com pessoal cresceram de 16% em relação a 1994, enquanto o conjunto das despesas do governo aumentou 17%.
Segundo os números do Tesouro, as despesas com os juros tiveram incremento ainda maior. O governo pagou 19% a mais de juros sobre a dívida interna e 41% a mais sobre a dívida externa.
Portugal, entretanto, afirmou que o crescimento das despesas de pessoal foi ainda maior -de cerca de 30%-, mas esse fenômeno não estaria explícito nos números do Tesouro Nacional
Segundo ele, em 1995 o governo pagou 1,7 folha de pessoal a menos que no ano anterior, devido ao adiamento da data de pagamento de pessoal. "A comparação de um ano com outro provoca distorções", afirmou.
Segundo ele, em 1994 os funcionários públicos recebiam todo o salário no próprio mês trabalhado. Em 1995, o pagamento de 70% do salário foi postergado ao mês seguinte do trabalhado.
"Dessa forma, parte do salário de dezembro de 1995 só está sendo pago em janeiro de 1996."
Sobre o aumento das despesas com juros da dívida interna, Portugal disse que ele já era esperado pelo governo. "Foi em uma conjuntura em que os juros eram altos. Mas, como é sabido, os juros estão caindo", afirmou.
O secretário disse que o percentual de crescimento dos pagamento da dívida externa também não é adequado para comparações.
Representantes do sindicato do funcionalismo público federal não foram encontrados ontem para comentar a avaliação de Portugal.

Texto Anterior: Projeto facilita venda por Estados e municípios
Próximo Texto: Para governo de SP, polêmica sobre aeroportos é um problema da União
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.