São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratar sangue pode atacar a meningite

DA REDAÇÃO

Médicos britânicos revelam na edição de amanhã da revista "The Lancet" uma nova forma de salvar a vida de pacientes com meningite, inflamação nas membranas que revestem o cérebro.
Os cientistas do Hospital Guy's, em Londres, e do Hospital Real para Crianças Doentes, em Glasgow (Escócia), relatam duas formas de tratar os casos de emergência em que crianças chegam com meningite ao hospital.
Normalmente, as crianças com a doença chegam em estado gravíssimo, e muitas delas morrem. Os cientistas testaram dois métodos que envolvem manipular o sangue delas fora do corpo.
No primeiro método, os médicos do Hospital Guy's passaram o sangue de duas crianças por uma máquina que coloca oxigênio extra na corrente sanguínea.
A equipe escocesa filtrou o sangue de quatro crianças que estavam em estado desesperador. Todas sobreviveram, mas algumas tiveram dedos ou pernas amputados.

Texto Anterior: Estudo liga fumo e beta-caroteno a risco de câncer
Próximo Texto: Morfina oral pode atenuar dor muscular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.