São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo põe fim à disputa pelo Eldorado

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Terminou ontem a disputa entre as duas alas da família Veríssimo pelos bens do grupo Eldorado.
Um acordo amigável entre representantes da Taveri Participações e Serviços Ltda e da Verpar S/A pôs fim a uma briga iniciada com a morte do fundador do grupo, João Alves Veríssimo, em novembro 1988.
A Taveri é representada pelas três filhas do fundador -Maria Helena, Maria Lúcia e Maria da Conceição. A Verpar, pelos dois irmãos do fundador -João Alves Veríssimo Sobrinho e Adelino Alves Veríssimo.
Os bens do grupo Eldorado, avaliados em US$ 500 milhões, foram divididos ao meio.
A Verpar ficou com os supermercados, o Moinho Paulista, a Vega (conservas), a Crovel (óleos) e a rede de atacado.
A Taveri ficou com propriedades -terrenos, sítios, armazéns, fazendas etc. As duas empresas, no entanto, decidiram manter a sociedade no shopping Eldorado.
Para administrá-lo, elas constituíram um condomínio.
As três irmãs vão trabalhar no shopping Eldorado -a intenção é dar expediente todos os dias -e também cuidar da administração dos bens que lhes pertencem.
Um deles, que deve gerar negócio rápido, é um terreno de 70 mil metros quadrados que fica em Aricanduva, na zona leste de São Paulo. A família acredita ser este um terreno típico de interesse da rede de lojas norte-americana Wal-Mart, recém instalada no país.
As filhas e os irmãos do fundador do grupo Eldorado ficaram satisfeitos com o acordo. Mas não era nem o que elas e nem o que eles queriam. Os dois lados cederam.
O acordo será agora homologado na Junta Comercial de São Paulo.
O grupo Eldorado divulgou ontem o seguinte comunicado oficial:
"Taveri Participações e Serviços Ltda. e Verpar S/A, acionistas detentoras em partes iguais da totalidade do capital das empresas que integram o Grupo Eldorado, informam que a 30 de dezembro de 1995 assinaram acordo e atos societários que puseram fim à sua associação, exceto quanto ao 'Shopping Center Eldorado', de que continuarão participando em partes iguais e que administrarão em conjunto, como decorrência do condomínio civil instituído.
Taveri Participações e Serviços Ltda. e Verpar S/A, em razão dessa composição amigável, puseram fim a todas as demandas em que litigavam."

Texto Anterior: BC faz leilão e aumenta a taxa de juros
Próximo Texto: Divergências começaram em 65
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.