São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin quer CEI bem armada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente russo, Boris Ieltsin, incentivou a Comunidade de Estados Independentes a se armar, para se opor à Otan e aos EUA.
A CEI agrega 12 nações da antiga União Soviética, sob o comando russo. Seus líderes se reuniram ontem em Moscou.
Oito países da ex-URSS (Rússia entre eles) firmaram, em 1992, um pacto de cooperação militar, mas outros, inclusive a Ucrânia, segunda mais poderosa nação da região, acreditam que esta espécie de ligação ameaça sua independência.
Ieltsin disse também que cresce na região a ameaça de um conflito regional e interétnico -como o da Tchetchênia-, em outro argumento pela transformação da CEI em uma aliança militar. Hoje ela é apenas uma aliança política.
Falando de política interna, Ieltsin culpou o ex-vice-premiê Anatoli Chubais pelo fracasso eleitoral dos candidatos do governo nas eleições parlamentares.
Ao pedir demissão, nesta semana, Chubais disse que seu trabalho estava desagradando Ieltsin. Chubais era o principal condutor das reformas econômicas.
"Se eu tivesse tirado Chubais antes, o Nosso Lar É a Rússia (governo) teria tido 20%, em vez de 10%. Chubais fez várias coisas positivas, mas também cometeu muitos erros", disse Ieltsin.

Texto Anterior: Acaba o sequestro no mar Negro
Próximo Texto: No fim do prazo, começa troca de prisioneiros de guerra na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.