São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professora tem irritação na pele quando toma sol

Filtro solar nas áreas mais sensíveis resolveu o problema

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A professora Ivani Gertrudes Chiurciu, 49, é mais uma das "vítimas" das alergias de verão.
Toda vez que Ivani vai a praia, ela desenvolve uma reação alérgica. O problema aparece nas áreas que, durante o resto do ano, ficam pouco expostas ao sol (região das axilas e da virilha). "É só começar a tomar sol, que a pele fica vermelha, mais 'grosseira' e coçando muito."
No último ano, pela primeira vez, Ivani conseguiu contornar a situação. Em uma viagem ao Nordeste, a professora passou a usar um fotoprotetor com fator de proteção ao sol (FPS) bem elevado nas regiões que sempre apresentavam problemas. A alergia, dessa vez, não apareceu.
A advogada Lucilla Pinto, 52, também tem problemas na pele durante o verão.
Lucilla desenvolve uma reação alérgica na região do colo (base do pescoço) quando usa a maioria dos fotoprotetores vendidos no mercado.
A alergia acaba atrapalhando as férias da advogada, que tem que se "esconder" em baixo do guarda-sol com uma camiseta de gola alta que acaba cobrindo a região do pescoço. "Nos últimos anos, consegui encontrar duas marcas de bronzeadores que não me causaram problema."
(JB)

Texto Anterior: Inseto causa maior parte das 'alergias de verão'
Próximo Texto: Sintomas são coceira e inchaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.