São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consulte médico antes de tomar remédio na praia

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem está tomando qualquer tipo de remédio deve consultar um médico (de preferência, um dermatologista) antes de ir para a praia.
Alguns medicamentos -conhecidos como fotossensibilizantes-, quando combinados aos raios ultravioleta do sol, podem desencadear uma reação alérgica.
A história típica é de uma pessoa que vinha utilizando um remédio sem qualquer efeito colateral. Ao chegar à praia, começou a ficar com muita coceira, pele avermelhada e com pequenas lesões. Em muitos casos, é necessário interromper o uso da substância.
Segundo a dermatologista Lilian Akemi Ota, outro inimigo potencial do verão na praia são as pomadas que contêm substâncias antialérgicas e que acabam sendo utilizadas, sem prescrição médica, para diminuir a coceira de picadas de inseto.
Além desses antialérgicos terem um efeito no local bastante limitado, muitos deles são substâncias fotossensibilizantes. O resultado pode ser uma alergia muito pior do que a picada do inseto.
Muitas alterações de pele que aparecem frequentemente no verão não são problemas alérgicos.
Uma das mais comuns são as manchas causadas pelo contato com frutas como o limão ou o figo (chamadas de fitofotodermatoses).
Algumas substâncias presentes nessas frutas, quando entram em contato com os raios solares, causam uma forte irritação na pele.
Esse processo leva à formação de uma mancha vermelha, que pode se transformar em uma bolha ou em uma mancha escura. O único modo de se evitar o problema é lavar bem as mãos após o contato com essas frutas. Cuidado especial deve ser tomado com bebidas como a caipirinha -que também podem causar as manchas.
Quando a mancha causada pelo limão se instala sobre a pele, a pessoa vai ter que conviver alguns meses com ela.
(JB)

Texto Anterior: Sintomas são coceira e inchaço
Próximo Texto: Médico mostra como aplica psicoterapia; A FRASE; O NÚMERO; Associação reúne cirurgiões plásticos; Calor pode provocar infertilidade masculina; Queijo contaminado pode causar diarréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.