São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Enredo emociona os imigrantes

JACQUELINE LATTARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o enredo "Anarquistas sim, mas nem todos" o Salgueiro presta uma homenagem à colônia italiana e, consequentemente, a São Paulo, Estado que abriga o maior número de descendentes no Brasil. "Todos os anos temos muitos paulistanos em nossos desfiles, mas neste ano há um motivo a mais para participar", disse Paulo César Mangano, presidente do Salgueiro.
Lívio Reis Junqueira, 50, um dos diretores da escola em São Paulo, diz que sai no Salgueiro há 20 anos. "Este desfile vai ser especial", diz Junqueira, neto de calabreses.
"Minha escola vai falar da cultura, da música, das artes, da industrialização no Brasil, do comportamento dos imigrantes. Isso me deixa emocionado. Penso na minha avó. Lembro da minha infância, ela fazia questão de que nas reuniões de família todos estivessem presentes", disse.
A filha de Junqueira, a estudante Genevieve Savi Junqueira, 20, vai sair como destaque sobre um carro alegórico. "Ensaiar aqui me deixou empolgada e facilitou para que eu virasse destaque", disse.
Vânia Fiori Bastos é descendente de italianos e uma das diretoras da ala Cajuti, formada principalmente por paulistas. Vânia reúne um grupo que vai desfilar no Rio.
"A Cajuti é uma ala nobre. Sai logo atrás da bateria. Ela vai retratar a influência italiana na cultura brasileira", disse Vânia. A fantasia sai por R$ 450, valor que pode ser dividido em duas parcelas.
Existe também uma opção de pacote, para quem não quiser viajar sozinho, que custa R$ 685. O pacote inclui ônibus, hospedagem no Hotel Flórida, no Flamengo, meia pensão e ingressos para assistir os desfiles no Sambódromo.
Um dos integrantes da ala, o médico Silvio Romero Cursino de Freitas, 46, disse que achou maravilhoso o enredo do Salgueiro, apesar de não ser descendente de italianos. "Tenho muita simpatia pelos italianos e torço para o Palmeiras. Fui a quase todos os ensaios aqui em São Paulo", disse.

ENSAIOS DO SALGUEIRO - Aos sábados, a partir das 22h, no Circo Escola Picadeiro. Avenida Cidade Jardim, 1.105, no Itaim (zona oeste).

Texto Anterior: Hotéis de 1 a 5 estrelas vão lotar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.