São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesca está em queda desde 85

FERNANDO GODINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A produção total de pescados no país vem caindo desde 1985, segundo os dados coletados pelo "atlas ecológico" do Ministério do Meio Ambiente.
Naquele ano, foram produzidas em todo o país 967.600 toneladas de pescado. O último dado coletado se refere a 1991, quando foram produzidas 800 toneladas de pescado -uma queda de 17,32%.
A redução no potencial de pesca nos mares brasileiros, aliada ao grande número de embarcações ociosas, faz com que a descoberta de um novo estoque desencadeie uma corrida para essas áreas.
A atividade pesqueira no país também é caracterizada por métodos rudimentares, afirma o atlas.
Quando a rede de arrasto é utilizada para pescar uma espécie determinada, normalmente são capturadas dezenas de outras espécies, havendo desperdício.
Para capturar um quilo de camarão, por exemplo, a rede de arrasto pesca outros 4,5 quilos de outros animais (peixes, moluscos e crustáceos) -desse total, 2,7 quilos são desprezados, apesar de terem aceitação para o consumo humano.
A maior parte desses peixes é jovem e comercialmente inadequada para o comércio. Resultado: a captura deles compromete o futuro das espécies e, consequentemente, o potencial dos estoques.
(FG)

Texto Anterior: Amazônia sofre degradação
Próximo Texto: Festival tem hoje as melhores atrações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.