São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Multimídia tem espaço
NELSON ROCCO
Ana Maria Mazzei Nubié, 28, diretora de atendimento da Midialog, explica que um programa multimídia pode ser gravado em CD-ROM, no disco rígido do computador ou em uma "home page" da Internet. "O programa multimídia é usado para vender um produto, um serviço ou uma idéia", afirma. A Midialog, diz Ana Maria, funciona há quatro anos e consumiu cerca de US$ 500 em investimentos. No início, o trabalho era feito por quatro pessoas. Hoje, a empresa tem 40 funcionários, com "no mínimo, o segundo grau completo". O faturamento de 95 bateu em US$ 2 milhões e, segundo ela, tem dobrado a cada ano. Entre os clientes há empresas de grande porte, como o banco Itaú, a indústria de cosméticos Avon e a construtora Odebrecht. Para o desenvolvimento de uma apresentação multimídia em CD-ROM, a Midialog cobra de R$ 20 mil a R$ 200 mil, dependendo da sofisticação. O programa desenvolvido em computadores é gravado em um CD-R, um primo do CD-ROM, que é levado para outra empresa que faz uma cópia no compact disc. Para começar, Ana Maria estima que sejam necessários R$ 100 mil. "É preciso ter quatro micro tipo PC 486 DX4 (de alta velocidade), dois computadores Macintosh, um 'scanner' de boa qualidade, um equipamento para capturar e digitalizar imagens de vídeo, placas de memória e uma montanha de softwares. É bom também ter um gravador de CD-R." Já existem softwares que permitem ao pequeno usuário de computador iniciar no mundo multimídia sem conhecer programação. Um deles é o "Criative Suite", distribuído pela Midialog, que custa R$ 650. Devido a programas como esse, Ana Maria prevê que, no futuro, o mercado se dividirá em dois tipos de projetos: os pequenos, que serão feitos pelos próprios usuários; e os mais sofisticados, desenvolvidos pelas empresas do ramo. (NR) ONDE ENCONTRAR Midialog - (011) 241-2029. Texto Anterior: Vender acesso à Internet é boa opção Próximo Texto: Mudanças na legislação alteram a declaração de IR Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |