São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
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Airbag chega a modelos nacionais neste ano

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir deste ano, modelos fabricados no Brasil começam a incorporar o airbag (bolsas que se inflam em acidentes), acessório de segurança consagrado no exterior -como complemento ao uso do cinto de segurança e na diminuição da incidência de vítimas fatais.
Em acidentes, o airbag minimiza choques mais violentos contra o volante de direção, painel e pára-brisa.
Entre as montadoras, a Fiat anuncia para abril o lançamento do Palio, carro mundial da fábrica, que em suas versões mais luxuosas virá equipado com airbag duplo -para motorista e passageiro.
Na disputa de marketing, pelo título de primeiro veículo nacional equipado com airbag, o Vectra corre por fora.
A GM não confirma, mas a versão 96, que deve chegar ao mercado também em meados de abril, deve ter entre as novidades tecnológicas anunciadas pela montadora o equipamento.
A Ford declarou que o Fiesta brasileiro -o veículo começa a ser fabricado no país neste ano- terá o equipamento a partir de 97.
Modelos bem conhecidos do consumidor brasileiro -como Vectra, Fiesta, Corsa e Tipo, por exemplo- incorporaram há anos o equipamento no exterior.
O acionamento do airbag é feito através de sensores instalados na parte frontal do carro.
Ao detectar uma rápida desaceleração, esses sensores acionam o detonador do sistema -em milésimos de segundos (veja quadro à esquerda), bolsas instaladas no compartimento da direção e painel (sobre o porta-luvas, em veículos com duplo airbag) são infladas com gás nitrogênio.
Há, ainda, modelos com airbag lateral -no Brasil, Volvo 850 e a série E da Mercedes-Benz.
A bolsa arrebenta a capa de proteção do volante (ou painel). No impacto contra o corpo do motorista, o gás sai por orifícios laterais, melhorando o amortecimento.
Todo o processo ocorre em aproximadamente 100 milésimos de segundos.
Para impedir que o equipamento seja acionado de forma desnecessária, há outro sensor que atua como "chave de segurança" -avalia a súbita desaceleração.
O acionamento do airbag pode acontecer em colisões com velocidade próximas a 25 km/h -contra uma parede, por exemplo.
Nos Estados Unidos, estudo realizado pelo Institute for Highway Safety (órgão que cuida da segurança no trânsito) apontou que a utilização do airbag -sempre em conjunto com o cinto de segurança- foi capaz de reduzir ferimentos graves e lesões fatais em até 55%, salvando cerca de 12 mil pessoas por ano.
A partir de 98, todos os veículos norte-americanos -de passeio e utilitários- devem estar equipados com o acessório.

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