São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 49 anos, Portuguesa conquista Torneio Início

MARCELO DAMATO; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Portuguesa venceu ontem o Torneio Início de 1996. Derrotou o Rio Branco na decisão por 1 a 0. O gol da decisão foi do meia Tininho, que só jogou porque alguns titulares foram poupados.
Cerca de 30 torcedores comemoraram a conquista. O último título do clube no torneio fora em 1947. O técnico da Portuguesa é Valdir Espinosa, demitido pelo Palmeiras em maio de 95.
O Torneio Início foi disputado no estádio do Parque Antarctica, do Palmeiras, pelas 16 equipes que vão jogar o Paulista da Série A-1, a partir de sábado.
No torneio, os 14 primeiros jogos tiveram 20 minutos. A final teve dois tempos de 15 minutos.
Boa parte dos times usou reservas. A base do Corinthians foi o time que fracassou na Copa São Paulo de juniores deste ano. Das equipes grandes, porém, o Corinthians foi o único que chegou às semifinais (veja quadro).
O uso de juniores irritou o vice-presidente da FPF, Rubens Approbato Machado. "Eles nos prometeram a equipe principal."
São Paulo, Santos, Guarani, Araçatuba, Rio Branco e União também usaram times mistos.
Para diminuir os problemas com falta de vestiários (leia texto abaixo), os times foram divididos em dois grupos. Das 11h às 14h30 foi disputado o grupo A, vencido pela Portuguesa, que derrotou o Corinthians no último jogo.
A partir das 15h, foi disputado o segundo grupo, vencido pelo Rio Branco.
Esse sistema, porém, gerou problemas. A Portuguesa venceu a semifinal às 14h20 e a decisão começou às 19h15. Precisou ir a um hotel para esperar.
O Rio Branco, por outro lado, disputou três jogos seguidos.

Texto Anterior: Os 13 apóstolos
Próximo Texto: Técnicos atacam competição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.