São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Imagem digitalizada ganha novos adeptos

JOÃO LUÍS COSTA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Estúdios de artistas gráficos e birôs de editoração eletrônica estão deixando de ser os lugares mais frequentados pelos scanners.
Responsáveis pela transferência de imagens para o computador, esses equipamentos conquistam quem quer ter mais informação no micro e menos no papel.
O escritório de contabilidade Irko Organização Contábil, por exemplo, está digitalizando documentos de clientes. Mas o amplo uso do scanner no escritório esbarra na falta de padronização.
"Cada banco tem um modelo de extrato e precisaríamos de um interpretador para cada tipo", diz Paulo Moura, 29, gerente do Irko.
Para ele, o ideal seria a padronização também das notas fiscais. "Tenho de procurar as mesmas informações em lugares diferentes em cada nota."
Armazenar fotos de família ou dar forma a idéias que serão executadas por terceiros também seduz os novos usuários.
"Comecei a brincar com esse equipamento para projetar as embalagens de meus produtos há oito meses", conta o empresário Adalberto Wickbold, 66.
Ele tem um micro 486 multimídia com 16 Mbytes de memória, scanner HP, impressora jato de tinta Canon e já pensa em alterar o equipamento. "Mexer com imagem come muita memória."
Outra utilidade dos scanners é a cópia, em casa, de documentos. "Tirei uma cópia colorida do meu passaporte", diz Wickbold.
O publicitário Sérgio Cajado, 38, é outro adepto da cópia digitalizada. "Tenho preguiça de ir tirar xerox na esquina. Aí, digitalizo e imprimo."

LEIA MAIS
sobre scanners na pág. 6-4.

Próximo Texto: Oracle quer produzir micros mais baratos; Realidade virtual é usada em operações cardíacas; IBM anuncia resultados do último trimestre de 95; Taiwan terá centro de testes de processadores; Transmissão de dados é meta da Cisco Systems; Ações da Intel caem na bolsa de valores dos EUA; Polícia sueca atuará com sistemas da Unisys; Entretenimento terá grande feira em maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.