São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD de sêxtupla é indicado para vídeos

MIGUEL ANGELO SOUZA AGUIAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mas, até que ponto é necessário um leitor de óctupla velocidade? E antes mesmo que acabe a garantia do seu leitor, ele já poderá estar obsoleto. No teste, foram consideradas unidades de velocidade simples, dupla, quádrupla, 4,4X, sêxtupla e óctupla.
As taxas de transferência dos dados entre a unidade e o micro variaram de 150 Kbytes até 1.200 Kbytes. Os tempos de acesso a uma determinada trilha variaram de 110 a 450 milissegundos.
Vale lembrar que a maior taxa de transferência e o menor tempo de acesso indicam unidades melhores. Para tarefas como leitura de programas ou uso de bancos de dados, um bom leitor de quádrupla velocidade é o suficiente.
Para uso em jogos e, eventualmente, para tocar um CD de música ou para alguma aplicação comercial, um leitor de 4X, ou 4,4X, oferecerá os recursos necessários e não esvaziará seu bolso.
A instalação do "CorelDraw! 6.0" com as unidades de 4X e 8X levou aproximadamente oito minutos. A variação do mais lento para o mais rápido foi de 20 segundos.
Se você for usar muitos vídeos direto do CD, parta do 4,4X para cima. Na hora de escolher uma unidade considere a média entre o menor tempo de acesso e a maior taxa de transferência.
As unidades foram testadas em um Pentium 120 MHz com 16 Mbytes de memória RAM. O tempo de acesso indica quanto tempo a unidade levou para posicionar a cabeça de leitura sobre um setor aleatoriamente selecionado e ler um setor de 2 Kbytes. A taxa de transferência indica quanto a unidade conseguiu transferir por segundo, lendo blocos de 16 Kbytes do disco de teste por completo.
Os testes foram feitos com os leitores Pioneer DR-UA124X (4,4X), Creative Labs Blaster CD (6X), NEC Multispin 6Xe (6X) e Diamond Multimedia (8X).
Pelos resultados, o fato de ter a maior taxa de transferência não significa que a unidade seja necessariamente mais rápida.
Se o uso exigir acesso não-contínuo ao CD, o Pioneer responderá mais rápido, seguido por NEC, Diamond e Creative Labs.
Na leitura contínua do disco para uma cópia, o Diamond sai na frente seguido por NEC, Creative Labs e Pioneer. Já na apresentação de um vídeo AVI, o Pioneer ganha -seguido pelo NEC.
A melhor relação custo/benefício hoje aponta para o Pioneer. Mas, para proteger o investimento a longo prazo, opte por um 6X.

Texto Anterior: Acesso à rede mundial Internet vira brinde; Equipamento emite crachás de identificação; Lotus lança, nos EUA, versão 4.0 do "Notes"; NDR anuncia filme feito em computador; "Folio Views" ganha versão em português
Próximo Texto: Instalação de kit é simples
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.