São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

EUA aprovam gordura que não faz engordar

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo dos EUA autorizou ontem a comercialização de produtos alimentícios feitos com olestra, um tipo de gordura que não é absorvida pelo intestino e, por isso, não engorda.
A Food and Drug Administration (FDA), agência do governo encarregada de supervisionar o comércio de alimentos, exigiu que na embalagem dos produtos apareça um aviso dizendo que olestra pode causar problemas de saúde.
Vários cientistas dizem que olestra causa diarréia, cólica e flatulência, além de impedir a absorção pelo organismo de várias vitaminas e de nutrientes carotenóides.
A detentora da patente de olestra, a indústria de produtos alimentícios Procter & Gamble, planeja lançar ainda este ano as batatas fritas Olean, feitas com olestra.
Calcula-se que só a Olean poderá faturar US$ 1 bilhão em dez anos. A empresa gastou US$ 200 milhões em 37 anos de pesquisa.

Texto Anterior: Ácido derivado da vitamina A pode evitar rugas de Sol, sugere equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.