São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
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Pan Am vai retomar operações nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A extinta companhia de transportes aéreos Pan American (Pan Am), que por mais de duas décadas liderou o mercado mundial, prepara-se para retomar operações em julho, revelou ontem o jornal "The Miami Herald".
A empresa, que decretou falência em 1991, vai operar nos cinco principais aeroportos dos Estados Unidos (Nova York, San Francisco, Chicago, Los Angeles e Miami) com aviões Airbus A-300, alugados em sistema de leasing.
A nova Pan Am vai limitar suas operações ao mercado interno norte-americano, realizando conexões com vôos internacionais de outras linhas aéreas.
Por trás do projeto, estão o ex-embaixador dos Estados Unidos na Islândia Chuck Cobb e o ex-secretário de Comércio Martin Shuegrue, que trabalhou 20 anos na antiga Pan Am.
Em 93, Cobb pagou US$ 1,3 milhão a uma corte norte-americana pelo direito de utilizar o logotipo da companhia -o famoso globo azul com o nome da empresa.
Segundo informações extra oficiais, os sócios vão investir inicialmente capital de US$ 30 milhões.
O fracasso da Pan Am, há cinco anos, é atribuído à gigantesca rede de conexões internacionais montada pela empresa, que fugiu ao seu controle operacional.
Além disso, quando foi decretada a quebra da companhia, todo o setor atravessava um período de reengenharia ao qual a Pan Am não conseguiu sobreviver.
Entre 1990 e 1992, o mercado mundial de aviação comercial registrou perdas de US$ 11,5 bilhões e 80 mil funcionários foram demitidos.
Analistas acreditam, porém, que a nova Pan Am pode dar certo, devido à vasta experiência de Shuegrue no ramo e ao apego dos norte-americanos pela marca.

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