São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Natureza faz turismo da Malásia florescer

MANOEL DIRCEU MARTINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DA MALÁSIA

O território da Federação da Malásia está dividido em duas grandes unidades geográficas. A Malásia Ocidental situa-se no extremo sul das terras continentais da Ásia, na península de Málaca, entre a Tailândia e a ilha de Cingapura. A capital malasiana, Kuala Lumpur, fica na área continental.
Sarawak e Sabah, os dois Estados insulares, ocupam o norte da ilha de Bornéo, que dividem com Kalimantan (Indonésia) e com o Sultanato de Brunei, entre as ilhas de Sumatra e Sulawesi (Indonésia), nas águas do mar do Sul da China.
Apesar de a costa oeste da península possuir 700 km de praias, a maioria dos turistas visita o país em busca da beleza de suas ilhas, ideais para descanso e ecoturismo.
Bornéo, a terceira maior ilha do mundo -após Groenlândia e Nova Guiné-, tem o pico mais alto do sudeste asiático (monte Kinabalu, 4.101 m) e um dos melhores pontos de mergulho submarino da Ásia, na ilha de corais de Pulau Sipandan.

LEIA MAIS
sobre a Malásia nas págs. 6-2 a 6-10

Próximo Texto: Economia alivia a tensão racial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.