São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de carros cai pelo 5º ano no Japão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O volume de produção da indústria automobilística japonesa caiu 3,4% no ano passado, em relação a 94. Trata-se da quinta queda anual consecutiva.
O Japão produziu, em 95, 10,1 milhões de veículos -7,6 milhões de passeio e 2,5 milhões de utilitários- contra 10,5 milhões, em 94.
A união de fabricantes atribui a queda à baixa demanda dos mercados de exportação e não do mercado interno.
Câmbio
O dólar continuou subindo ontem no Japão e alcançou sua cotação mais alta dos últimos dois anos: 107,28 ienes.
Foi a primeira vez, desde fevereiro de 94, que a moeda norte-americana bateu a barreira dos 107 ienes em Tóquio. Este ano, o dólar já fortaleceu-se 3% frente ao iene.
"Mudanças estruturais estão acontecendo na economia japonesa", disse Hirokazu Note, gerente de operações do Sumitomo Bank.
Ele refere-se à queda do superávit comercial (exportações menos importações) japonês, a primeira em cinco anos.
Em 95, as exportações japonesas cresceram 12%, enquanto as importações subiram 22%. O país fechou o ano com superávit de US$ 107,1 bilhões, 11,4% menos que em 94.
Para Note, a curto prazo, o dólar deve continuar subindo, até que se encontre um equilíbrio para os preços internacionais dos produtos exportados pelo Japão, "que durante anos estiveram sobrevalorizados".
Ele acredita que esse equilíbrio possa ser de 110 ienes por dólar.

Texto Anterior: Opção pelo emprego
Próximo Texto: AT&T tem prejuízo de US$ 2,7 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.