São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor verá FHC e Jorge Amado

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

José Saramago, o mais importante escritor português da atualidade, vai receber em Brasília, no próximo dia 30, o prêmio Luís de Camões, no valor de US$ 70 mil.
O prêmio, conferido anualmente pelos governos do Brasil e de Portugal para escritores de língua portuguesa, foi instituído em 1988 e já contemplou os brasileiros Jorge Amado, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto, os portugueses Miguel Torga e Vergílio Ferreira e o moçambicano José Craveirinha.
Logo depois de receber o prêmio, Saramago deverá almoçar com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Dia 31 o escritor vem a São Paulo para fazer, às 20h, a conferência "Portugal: Fim do Milênio, Princípio de Quê?", promovida pela Folha e pela Companhia das Letras, no grande auditório do Museu de Arte de São Paulo (av. Paulista, 1.537).
Os convites para a conferência, que tem patrocínio do hotel Caesar Park de São Paulo e do Masp, podem ser retirados a partir de hoje na portaria da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, região central). Cada pessoa poderá retirar no máximo dois convites.
Depois de passar dois dias de descanso na Bahia, onde deverá se encontrar com Jorge Amado, Saramago vai ao Rio, onde, no dia 5 de fevereiro, às 18h, fará uma palestra na Biblioteca Nacional sobre o tema " O Escritor e o Racismo".
Dia 7 de fevereiro, finalmente, o escritor embarca para Madri e, de lá, para sua casa, na ilha Lanzarote, nas Canárias. A ilha foi declarada reserva da biosfera natural pela Unesco há 2 anos.
Dentro de três meses deve ser lançado em Portugal o terceiro volume dos diários do escritor, os "Cadernos de Lanzarote".
Entre os livros de Saramago publicados no Brasil, destacam-se "Memorial do Convento" (Difel), "Ensaio sobre a Cegueira", "História do Cerco de Lisboa" e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (Companhia das Letras).
(JGC)

Texto Anterior: Saramago vem ao Brasil falar contra a cegueira da razão
Próximo Texto: Feira lança diários do escritor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.