São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Aluguel inicial sobe menos que inflação

RODRIGO AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O preço do aluguel inicial subiu 13,36% em São Paulo em 1995, segundo o Datafolha. É um aumento inferior à inflação. O Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC) ficou em 23,17% no ano.
Isso não quer dizer que os aluguéis estejam baixos. Resultado: há muita oferta no mercado.
Levantamento feito pela Hubert Imóveis mostra que o aluguel de um apartamento de dois quartos custava, em média, R$ 620 em julho de 94, início do Plano Real. Em dezembro de 95, esse preço médio estava em R$ 863.
Hoje, os aluguéis já representam cerca de 1% do valor do imóvel, segundo Hubert Gebara, diretor da Hubert Imóveis. Antes do Plano Real, essa porcentagem chegou a cair para até 0,5%.
O impacto do aluguel no aumento do custo de vida em São Paulo fica mais claro se forem levados em conta os reajustes aplicados a contratos já assinados.
Por exemplo, os originados de ações revisionais e os aumentos automáticos após um ano de contrato facultados pelo Plano Real.
A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), que inclui esses reajustes nos cálculos, apurou aumento de 160,46% no aluguel em 95.
O mesmo se dá com o Índice do Custo de Vida do Dieese (ICV), que registrou um aumento de 134,68%, e com o Índice de Preços ao Consumidor do IBGE, que ficou em 98,22%.
Vale lembrar que o governo facilitou a entrada de ações revisionais em 95, a fim de recuperar o valor dos contratos convertidos de cruzeiro real para real.
A partir deste ano, voltam a valer os termos da Lei do Inquilinato -ou seja, revisionais só a partir do terceiro ano de contrato. Essas ações têm o objetivo de adequar os aluguéis aos valores de mercado.
A percepção do aumento do aluguel pelo consumidor também pode mudar de acordo com o bairro.
Em Santa Cecília (centro), por exemplo, o aumento foi bem maior do que a média da cidade. O aluguel inicial subiu 55,31% na região, segundo o Datafolha.
No bairro vizinho de Higienópolis, porém, o preço médio do aluguel inicial caiu 19,3%.
O Datafolha também apurou que dentro de um mesmo bairro houve grandes variações. Na Aclimação, o aluguel inicial de apartamentos de dois quartos aumentou apenas 2,59% no ano passado.
Já o aluguel dos de três dormitórios aumentou 69,17% e o de um dormitório, 51,13% no bairro.

LEIA MAIS
sobre o aluguel em São Paulo na pág. 9-3

Próximo Texto: Idéias para decorar sem gastar demais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.