São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as peças de Heiner Müller no Brasil

CASSIO STARLING CARLOS
DA REDAÇÃO

Desde 1986, quando "Quartett" estreou no Rio de Janeiro com direção de Gerald Thomas e Tonia Carrero e Sérgio Britto no elenco, a presença dos textos de Heiner Müller nos palcos brasileiros se ampliou consideravelmente. Em dez anos, nove textos do dramaturgo foram montados no país, alguns até mais de uma vez.
No ano seguinte, Marcio Aurelio dirigiu e Marilena Ansaldi representou todos os papéis de "Hamletmachine". Em 1988, durante uma das visitas de Müller ao Brasil, o mesmo diretor encenou "Eras", espetáculo que reunia três peças -"Filoctetes", "Horácio" e "Mauser". Depois, Aurelio dirigiu montagens de "Peça Coração", "A Missão" e uma nova versão de "Mauser".
Em 1990, sob a direção de Gabriel Vilella, Ruth Escobar fez um breve retorno aos palcos para protagonizar "Relações Perigosas", reunião de dois textos, "Quartett" e "Medeamaterial".
Com participação do grupo Olodum, Márcio Meirelles dirigiu, em 92, "Medeamaterial", com Vera Holtz encabeçando o elenco.
Em Porto Alegre, a diretora Miriam Amaral encenou "Hamletmachine" e "Descrição de Imagem".
Pode-se também conhecer boa parte dos textos de Müller por meio de livros publicados no país. "Medeamaterial e Outros Textos" (Paz e Terra) reúne 17 trabalhos de Müller traduzidos por Marcos Renaux, Christine Roehrig e Fernando Peixoto, entre outros.
"O Teatro de Heiner Müller" (Ed. Hucitec) traz "A Missão", em tradução de Fernando Peixoto, "Mauser", "Hamletmachine" e "Quartett", em traduções de Reinaldo Mestrinel.
Para este ano, a editora Estação Liberdade promete o lançamento da autobiografia de Müller, "Guerra Sem Batalhas - uma Vida Sob Duas Ditaduras".
(CSC)

Texto Anterior: A arte de fazer os mortos falarem
Próximo Texto: A revolução em marcha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.