São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenas empresas terão pacote de US$ 900 milhões

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As micro, pequenas e médias empresas terão disponíveis, nos próximos dois meses, US$ 900 milhões para financiar investimentos em modernização e expansão de produção.
Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Eximbank do Japão e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A linha de crédito estará disponível em 60 dias nos bancos, segundo estimativas do BNDES. Para solicitá-la, é preciso apresentar o projeto do investimento, que será aprovado pelo BNDES.
Os recursos terão custo ao ano de TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo), mais 1% a 2%, além de um "spread" de até 3% cobrado pelos bancos. Calculando as maiores taxas, o custo mensal será de 1,7%, segundo o BNDES.
O prazo de pagamento varia de seis a oito anos (conforme a região do país), incluindo uma carência de seis meses após a entrada em operação do investimento feito.
Ângela Carvalho, gerente de operação com organismos internacionais do BNDES, diz que o órgão sempre emprestou para as pequenas empresas, mas agora há uma mudança de prioridades.
"O BNDES quer reforçar o atendimento ao pequeno empresário."

Texto Anterior: CONHEÇA OS EMPRÉSTIMOS
Próximo Texto: Como montar uma oficina mecânica?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.