São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acampados no Pontal temem novo atentado

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

As 350 famílias de sem-terra acampadas em frente à Fazenda Santa Rita, em Mirante do Paranapanema (640 km a oeste de São Paulo), fizeram vigília durante a noite de anteontem e madrugada de ontem na área, temendo um novo atentando contra o grupo.
Na noite da última sexta-feira, segundo registro da Polícia Militar, "três ou quatro homens armados", que se encontravam no interior da fazenda, fizeram disparos de revólver contra o acampamento, sem ferir ninguém.
O coordenador do acampamento do MST, Walter Gomes, disse que as pessoas que dispararam os tiros "são jagunços da fazenda".
A propriedade pertence ao fazendeiro Marcelo Negrão, de Presidente Prudente, que não é localizado desde sábado pela manhã pela Agência Folha.
No fim da tarde de anteontem, segundo Gomes, houve novo incidente na área. Um grupo de funcionários da fazenda foi até a entrada da propriedade instalar uma porteira no local.
"Eles começaram a fazer provocações contra nosso pessoal e a nos chamar de vagabundos e também xingar. O pessoal reagiu e destruiu a porteira, mas o pessoal da fazenda não revidou", afirmou.
Segundo o MST, a Polícia Militar fez rondas no local durante o fim-de-semana. Gomes disse que muitas famílias retiraram seus filhos da área, com medo de novos incidentes na área.
As 350 famílias acampadas estão em um terreno da Fepasa (Ferrovias Paulistas S/A), em frente à fazenda, desde o último dia 20.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente e porta-voz dos fazendeiros do Pontal do Paranapanema (extremo-oeste de São Paulo), Célio Romero de Souza, disse ontem que "não há clima" para violência.
"O cenário é absurdo, por exclusiva culpa do governo de São Paulo, que não cumpriu sua palavra de assentar os sem-terra", disse Souza. Ele disse que o fazendeiro Negrão está "muito nervoso" e tem evitado falar com a imprensa sobre o assunto.

Texto Anterior: MST vai ter ala no Carnaval
Próximo Texto: EUA fazem homenagens aos mortos no Challenger
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.