São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tráfico movimenta US$ 1 mi por dia

EMANUEL NERI
DO ENVIADO ESPECIAL

O relatório da Human Rights também dá números sobre o tráfico de drogas no Brasil. Diz que o país funciona hoje como "rota de passagem" de cocaína produzida na Colômbia, Bolívia e Peru.
O texto diz não haver "cifras confiáveis" sobre o tráfico, mas acrescenta ser "ponto pacífico" que os negócios envolvendo drogas no Brasil envolvem milhões de dólares e estão crescendo.
Segundo o relatório, só no Rio o tráfico de drogas envolve US$ 1 milhão por dia. Cita dados da Polícia Federal, segundo os quais só em 1994 foram apreendidas 11,8 toneladas de cocaína no Brasil -em 93 foram apreendidas sete toneladas e 1,7 tonelada em 89.
Estudo citado no relatório diz que na cidade do Rio o tráfico gera 9.000 empregos. Dados da Segunda Seção da PM do Rio estima que há 11.340 pessoas envolvidas com o tráfico em todo o Estado.
Desse total, 4.800 são considerados "chefes", 4.400 "soldados", 1.400 "olheiros" e 740 vendedores. Segundo a polícia, há 344 pontos de venda no Estado.
Segundo os dados, há 5.000 armas em poder das quadrilhas de tráfico de drogas. Os principais tipos de armas são rifles AR-15, M-16, FAL (rifle de uso militar) e HK-223.
(EN)

Texto Anterior: Relatório não tem importância, diz Alencar
Próximo Texto: Documento relata casos de sadismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.