São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupos vêm tocar o hit 'Macarena' no Brasil

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das mais fortes candidatas a dança do verão de 96 não vem da Bahia, vem da Espanha. É a Macarena, música criada há três anos pela dupla sevilhana Los Del Rio, mas que chegou aqui apenas no final do ano passado.
Aproveitando o verão e o sucesso da música aqui -a música faz parte da trilha da novela "Explode Coração" e dois outros discos com a música já esbarram nas 100 mil cópias vendidas-, dois grupos que cantam a "Macarena" desembarcam no Brasil para shows.
É o caso de Antonio Romero, 47, e Rafael Ruiz, 47, a dupla Los Del Rio, que lançará "Fiesta Macarena" -que vem com um remix do DJ Marcelo "Memê" Mansur.
Os dois fazem uma pequena turnê, com shows em São Paulo (dia 6, no Olympia) e no Rio (dia 7, no Metropolitan).
Mas os criadores da "Macarena" não são os únicos a vir ao Brasil colher os louros obtidos pela canção.
No rastro do sucesso na Europa e na América Latina, várias versões feitas por grupos diferentes começaram a pipocar. Como a leitura caribenha feita por Carlos Oliva Y Los Sobrinos, que chegam amanhã ao Brasil, para divulgar o disco "Caribbean Dance" e fazer algumas apresentações.
O cubano Carlos Oliva ouviu a música pela primeira vez na Suécia, há um ano, e fez uma versão misturando de rumba flamenca, rock e ritmos caribenhos.
Normalmente seu grupo faz o "som de Miami" -uma combinação de música caribenha com rock, jazz e outros estilos, inclusive MPB. Algo que se popularizou na fase inicial do Miami Sound Machine -que foi produzido por Oliva.
As versões não incomodam a dupla espanhola.
"Estamos muito felizes de que, por causa de Los Del Rio, muita gente também esteja podendo ser popular ou enriquecer com a nossa música. Mas os pais da 'Macarena' somos nós. E quanto mais gente gravar a música, mais royalties cobraremos", diz Romero.
"Chacretes"
Ao contrário do que muita gente pensa, "Macarena" não é um estilo musical. É apenas uma música, com uma dança correspondente -igual às músicas baianas que surgem a cada verão, como a "Dança da Galinha", ou a "Dança da Garrafa".
"A inspiração surgiu em Caracas, na Venezuela, por causa de uma menina que dançava muito bem", conta.
Macarena é um nome próprio feminino na espanha, popularizado por causa de uma santa sevilhana, a Virgem de Macarena.
A história da dança é peculiar. Segundo Romero, a coreografia foi criada, quando a dupla se apresentava na TV espanhola, por meninas que dançavam nos programas. Elas colocavam as mãos na cintura, na frente do corpo e na nuca no ritmo da música e, dessa forma, acabaram inventando a dança "Macarena".
"É uma dança que todo mundo pode aprender facilmente e participar", atesta Oliva.

Texto Anterior: O carteiro e o repórter encontram Borges
Próximo Texto: "Dale a tu cuerpo alegria Macarena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.