São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sundance premia roteiro de Walter Salles

LEON CAKOFF
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE PARK CITY

Walter Salles, de "Terra Estrangeira", recebeu do Sundance Institute, na noite do último sábado, na cerimônia de encerramento do Sundance Film Festival, o maior prêmio e estímulo internacional já recebido por um cineasta brasileiro a um projeto futuro de produção.
O prêmio Cinema 100, especialmente criado para a comemoração do centenário do cinema, visa distinguir cinco novos e jovens cineastas de diferentes regiões do mundo: Estados Unidos, Europa, América Latina, China e Japão.
Walter Salles foi premiado pelo continente latino-americano com o roteiro do seu próximo longa "Central do Brasil", baseado numa idéia original sua e escrito pela dupla João Emanoel Carneiro e Marcos Bernstein, a mesma de "Terra Estrangeira".
O prêmio, patrocinado pela NHK, a maior rede japonesa de televisão, oferece 300 mil dólares na forma de uma pré-aquisição do filme e a garantia de futura exibição nos cinemas do Japão.
O Sundance Institute, criado e presidido há 16 anos por Robert Redford para estimular a criatividade no cinema independente, contribuirá com 10 mil dólares.
Mais que os 310 mil dólares, que significam a metade dos custos de "Terra Estrangeira", a importância do prêmio é o aval internacional concedido ao projeto.
"Um projeto de filme escolhido pelo Sundance Institute abre todas as portas das produtoras e garante muitas facilidades para o filme virar realidade", disse o cineasta americano Howard Goldberg, que apresentou "Eden" no festival.
"Central do Brasil" narra a rotina de uma mulher que vive de escrever cartas ditadas por analfabetos na estação Central do Brasil.
Ela cobra R$ 1 para escrever as cartas ou R$ 2 para quem lhe pede que ela também as poste.
Quando volta ao seu apartamento, em um subúrbio carioca, a mulher julga o conteúdo das cartas. Algumas são censuradas, rasgadas. Outras, na dúvida, são engavetadas para uma decisão futura incerta.
Uma das cartas engavetadas é a de uma mulher que busca o pai que nunca viu o seu filho de oito anos, no interior do Ceará. Ela julga que o pai é um canalha, que abandonou a família, que não merece conhecer o filho.
A mesma mulher volta tempos depois para pedir a redação de uma segunda carta já que a primeira não teve resposta.
Na saída ela é atropelada por um ônibus que atravessa o sinal. A tragédia deixa o menino por conta da redatora do subúrbio que tem o endereço do pai graças à carta no purgatório.
Ela resolve ir entregá-lo ao pai no interior do Ceará, rumo à segunda "Central do Brasil", como sugere o título. É onde começa o bus-road-movie pelas estradas de um Brasil real e desconhecido.
"Central do Brasil" foi o único roteiro escolhido com unanimidade, entre mais de dois mil trabalhos apresentados, pelos sete jurados internacionais do prêmio.

Texto Anterior: Thomas monta "Quartett" de Heiner Müller, com Latorraca
Próximo Texto: Filme brasileiro faz boa figura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.