São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
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Estacionamento inteligente dispensa caixas

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Imagine a cena. Você chega de carro ao estacionamento do shopping e pára do lado de um caixa automático.
Imediatamente, a máquina imprime um cartão com seu código. Quando você pega o cartão, a cancela se abre. Você entra, estaciona e vai às compras.
Na volta, pára em frente a outro caixa, insere o cartão, vê o valor a ser pago e coloca uma nota de R$ 10 na máquina, que devolve o troco em notas de R$ 1 e moedas.
Você pega o cartão de volta, entra no carro e insere o cartão na máquina ao lado da cancela, que se abre automaticamente.
Cena semelhante já é real em alguns estacionamentos no Rio e em São Paulo, onde se entra e sai sem ter contato com outro ser humano.
O primeiro estacionamento a adotar o sistema foi o do São Paulo World Trade Center, mas existem outros nos shoppings Rio Sul e Madureira, no Rio de Janeiro. Em breve, o paulistano shopping Eldorado terá sistema semelhante.
"Depois do aluguel, a mão-de-obra é o principal custo de um estacionamento", diz Cid Mesquita Garcia, diretor da Estapar, empresa que controla o estacionamento do World Trade Center. "Com a automatização, um trabalho que poderia exigir até 38 funcionários, pode ser executado por apenas um operador na central de gerenciamento."
Além da redução de mão-de-obra, Mesquita aponta outra vantagem do sistema: a segurança. Antes e depois da cancela, existem dois sensores no piso que medem o peso do veículo e acionam o sistema. Isso impede o mau uso e fraudes. "Ninguém pode chegar a pé, pegar um tíquete, e depois dizer que o carro foi roubado."
Todo o sistema é controlado por um microcomputador PC 486. A máquina e o programa são de uma empresa holandesa, representada no Brasil pela Equipark.
Segundo Romeu Hornos, diretor da Equipark, um sistema de automação de estacionamentos pode custar de R$ 70 mil até os R$ 1,5 milhão gastos pela Estapar com equipamentos de vídeo, áudio e rádio para monitorar e fazer a comunicação com usuários e supervisores de área.
A Estapar ainda está mantendo alguns caixas assistidos por operadores. "Clientes mais idosos não se sentem confortáveis com caixas eletrônicos", diz Mesquita.

ONDE SABER MAIS
EQUIPARK: tel. (011) 871-4333

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