São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meta agora é reduzir custos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O aumento nas vendas dos derivados de tomates não significou maior rentabilidade para as indústrias.
"Tivemos uma queda de 10%, porque o mercado não aceitaria o repasse de custos para o preço final", diz Dan Andrei, diretor da Paoletti.
Essa situação está levando as empresas a buscar a máxima redução de custos.
As pesquisas visam obter variedades de tomates com maior produtividade, menos aguados e que exijam menor aplicação de agrotóxicos.
A Cica restringiu em 40% o uso de defensivos nas lavouras da Bahia e Pernambuco, com o desenvolvimento do feromônio sintético.
"O produto, que imita o hormônio feminino das traças do tomateiro, atrai os machos, evitando que fecundem as fêmeas e proliferem", explica o pesquisador Cloves de Oliveira.
A Paoletti está investindo em variedades híbridas, que diminuem os custos em até 30% para o produtor e em 10% para a indústria.
"São frutos que concentram 20% a mais de açúcares, o que reduz em 10% o volume de tomates necessário para cada tonelada de polpa", diz Dan Andrei.
Outra medida para conter custos é a dispensa dos produtores mais distantes das fábricas e menos produtivos.
"Estamos contratando apenas quem planta acima de 50 ha, à distância máxima de 100 km da indústria e com produtividade superior a 55 t/ha", diz Andrei.
A Paoletti também está aplicando R$ 2 milhões na modernização da fabricação de polpa em Araçatuba (SP).
Outra preocupação é com a embalagem, que representa até 60% do custo do produto, segundo Laércio Nery, presidente da Peixe.
"Estamos pesquisando latas de alumínio."

Texto Anterior: Agricultores reclamam dos "preços baixos"
Próximo Texto: Temporada hípica começa no litoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.